O legado do 9º Festival Literário de Poços de Caldas
PublishNews, Gabriela Loschi, 12/05/2014
Flipoços facilita o encontro com grandes nomes da literatura nacional

Foram quatro anos de insistência até que finalmente Gisele Corrêa Ferreira conseguisse levar Adélia Prado à Flipoços, feira que ajuda a organizar. O teatro lotado e os aplausos insistentes mostraram que o público estava apto a retribuir à presença da poeta. Com o afeto na ponta da língua, Adélia ofereceu um discurso tocante e despretensioso e emocionou jovens e adultos.

Foi um dos pontos altos dos nove dias do 9º Festival Literário de Poços de Caldas, finalizado no último dia 4 e que recebeu cerca de 50 mil pessoas, segundo a organização. Sem a presença de grandes editores ou das discussões mais atuais sobre a movimentação do mercado editorial, a Flipoços 2014 atraiu um público faminto por cultura de toda a região - sul de Minas e São Paulo. As 45 palestras oficiais intercaladas com outras atividades cumpriram bem o papel regionalista e os temas propostos, mas não houve discussões acerca do digital e nenhum dos 79 expositores pertencia ao universo online.

Para relembrar

"É muito importante ter um evento em Minas Gerais que permita que o escritor tenha contato e converse diretamente com o seu público", defendeu Raphael Montes no maior festival literário do interior de Minas Gerais. O encontro entre uma das promessas da literatura policial brasileira - que vendeu Dias Perfeitos para a Penguin Group -, e o estudante de Espirito Santo do Pinhal Ricardo Bizzeto, 18 anos, proporcionado pela rede social Widbook durante a Flipoços 2014, mostrou a importância da segunda maior feira de livros de Minas Gerais.

Se temos grandes feiras de negócios editoriais estabelecidas mundialmente, encontramos nos eventos locais a extensão cultural necessária carecida pelo público consumidor. São eles quem mais vemos circulando pelo festival literário, sejam os estudantes durante a semana, sejam as famílias aos finais de semana. Estabelecer novas conexões e encontrar seus ídolos neste evento que cresce em tamanho e importância a cada ano foi talvez o legado mais importante deixado ao grande público.

"Só vim para ver o André Vianco e foi maravilhoso ter esse contato com os autores que admiro. Agradeço ao Widbook por facilitar o meu encontro com ele durante o evento", afirmou a estudante de jornalismo da PUC Campinas Barbara Cintra. André Vianco e Raphael Montes foram protagonistas, ao lado de Raphael Draccon e Carolina Munhoz, da Mesa Literatura Fantástica e de Entretenimento, que reafirmou o crescimento do gênero no Brasil, no último dia do evento.

Gisele reafirma este propósito: "É gratificante ver as manifestações de alegria e felicidade das pessoas por estarem em Poços de Caldas tendo a oportunidade de contato com escritores ilustres. Queremos que mais pessoas se interessem pelo universo da leitura".

[12/05/2014 00:00:00]