Objetiva e Companhia se unem
PublishNews, Redação, 19/03/2014
Penguin Random House Brasil, empresa que controlará a Objetiva, será supervisionada por Luiz Schwarcz

Em um mundo editorial cada vez mais global, o que acontece em Madrid pode influenciar a vida daqueles que trabalham no pacato bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Foi isto que aconteceu hoje, 19/3, quando a Penguin Random House anunciou em Madrid que havia firmado acordo com o grupo editorial espanhol Santillana para adquirir todos os seus selos de interesse geral do mundo. O anúncio foi feito pelos CEOs Markus Dohle, da Penguin Random House, e Miguel Angel Cayuela, da Santillana. Como a empresa espanhola possuía 76% da Editora Objetiva, localizada em Laranjeiras, e o conglomerado Penguin Random House tinha 45% da Companhia das Letras, era natural que as duas se unissem de alguma forma.

Pelo acordo, a nova empresa Penguin Random House Brasil, que possui participação acionária na Companhia das Letras, adquire a totalidade do controle da Editora Objetiva, incluindo os selos Alfaguara, Suma, Fontanar, Ponto de Leitura e Foglio. As atividades da Penguin Random House Brasil serão supervisionadas por Luiz Schwarcz, que continuará exercendo a função de Diretor Geral da Companhia das Letras. A Objetiva continuará a ser administrada pelo Diretor Geral Roberto Feith e sua equipe de colaboradores.

Somadas, Objetiva e Companhia das Letras ultrapassam a Íntrinseca em participação no mercado de interesse geral, e a Penguin Random House Brasil deve ocupar a terceira posição neste segmento, logo atrás de Record e Sextante. Segundo dados do Bookscan da Nielsen, as duas editoras tiveram um market share de 6% nos dois primeiros meses de 2014.

Para Luiz Schwarcz , “será uma honra para a Companhia das Letras fazer parte deste fantástico universo criativo que combina algumas das melhores editoras do mundo e um catálogo de autores sem rival. Será um tremendo privilégio e um prazer poder, em breve, colaborar com Roberto Feith e a excelente equipe da Objetiva. Ao unir as trajetórias bem sucedidas e os extraordinários autores das duas editoras, preservando a autonomia e a identidade editoriais dos seus selos, acredito que podemos aspirar à construção de um novo padrão para a nossa atividade no Brasil.”

Roberto Feith, Diretor Geral da Objetiva, comentou: “Para mim e toda a equipe da Objetiva será uma oportunidade única e uma satisfação imensa fazer parte de Penguin Random House, uma empresa editorial genuinamente global e extraordinariamente capacitada. Além disto, uma vez concretizada a operação, será um prazer trabalhar com o Luiz Schwarcz. Somos colegas e amigos há anos e já colaboramos em mais de um projeto. A Objetiva certamente vai se beneficiar de sua liderança experiente e do seu respeito pela nossa equipe e nossos programas editoriais”.

Markus Dohle, Diretor Geral da Penguin Random House disse em Madrid que “ficamos muito felizes que a primeira aquisição internacional de Penguin Random House seja o prestigioso grupo de selos de Interesse Geral de Santillana. A operação atende aos nossos dois principais objetivos estratégicos: fortalecer nosso compromisso com a publicação de livros em língua espanhola, incrementando nosso potencial comercial e literário em um dos mercados linguísticos mais dinâmicos do mundo, e estabelecer uma forte presença no Brasil.”

[19/03/2014 00:00:00]