Quase tudo pronto para Bolonha
PublishNews, Leonardo Neto, 14/03/2014
Representação brasileira na Feira do Livro de Bolonha acerta os últimos detalhes antes da feira

Bolonha, na Itália, foi reconhecida pela Unesco como Cidade da Música, mas, daqui a pouco, vai se transformar na cidade dos livros infantis e juvenis. É que acontece lá, entre os dias 24 e 27 de março, a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil que deve reunir 1.200 expositores, de 75 países e o Brasil é o homenageado dessa edição. Com o slogan “Um País cheio de vozes”, a participação brasileira é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura/ Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Instituto C&A, SESC São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A participação das editoras está a cargo do Brazilian Publishers (consórcio formado por CBL e ApexBrasil para o fomento às exportações de conteúdos editoriais brasileiros) que vai montar um estande coletivo de 120m² que será dividido entre 39 editoras (veja lista completa no final da matéria). Na edição passada da feira, o Brazilian Publishers conseguiu levar apenas 17 editoras. O crescimento demonstra o interesse dos editores brasileiros na feira, “rigorosamente reservada aos profissionais do setor”, como fazem questão de ressaltar.

Para os organizadores da participação brasileira no evento, o foco deverá ser no País como grande vendedor de direitos autorais. “O Brasil sempre foi visto como um excelente comprador de direitos autorais em feiras internacionais. Chegamos ao momento em que precisamos mostrar que somos também bons vendedores”, levanta a bandeira Dolores Dosh Manzano, gerente executiva da Brazilian Publishers. Karine Pansa, presidente da CBL, engrossa o coro e ressalta: “o Brasil passa, de país apenas comprador de direitos autorais, para também vendedor de conteúdos ao exterior. Portanto, este é o momento de aproveitar tudo o que um evento deste porte pode oferecer”.

Karine fala de uma estimativa de vendas de direitos e livros físicos na casa dos US$ 330 mil, o que representa aumento de 18,5% em relação ao movimentado no ano passado. Para chegar lá, o Brazilian Publishers investiu R$ 340 mil na montagem do estande, programações paralelas e na confecção de dois catálogos: um com seis livros de cada uma das 39 editoras parceiras e outro com as 55 ilustrações que vão compor a exposição. Mas os investimentos na participação brasileira vão além disso. De acordo com a secretária geral da FNLIJ, Beth Serra, o valor total investido pode chegar a R$ 1,1 milhão.

A Melhoramentos, já velha conhecida de Bolonha, levará na bagagem 40 títulos para as rodadas de negócios, entre eles Flicts, Benjamim e O meu pé de laranja lima. Além disso, a veterana comemora o lançamento de Sonhos em amarelo, de Luiz Antonio Aguiar pela italiana Giunti. “Esta feira é uma das principais fontes para negociarmos direitos autorais, observar as tendências do mercado global e conhecer novos autores e ilustradores”, destaca Claudia Morales, diretora editorial da casa. Mas a iniciativa do Brazilian Publishers permite que pequenas editoras também marquem presença em Bolonha. É o caso da Dedo de Prosa, que tem apenas 11 títulos publicados, mas vai encarar a viagem até a Itália. “Nossa editora é nova e ainda muito pequena. Esta é uma oportunidade única de expor nossas obras, conhecer novos profissionais, além de estarmos ao lado de grandes editoras brasileiras”, observa Sílvia Fernandes, da coordenação editorial e de direitos estrangeiros da editora.

Além das 39 editoras que vão com a ajuda logística do Brazilian Publishers, outras editoras vão de forma independente. A Callis, por exemplo, terá um estande próprio, com 12 m². O investimento no espaço foi de 3,7 mil euros. “No nosso catálogo, estamos levando 40 títulos e a expectativa é comercializar todos “, conta otimista Miriam Gabbai, editora executiva da casa.

Autores

A seleção oficial de autores e ilustradores foi feita pelo Itamaraty, tendo como critério a indicação ao Prêmio Hans Christian Andersen. Além disso, a FNLIJ viabilizou – com o apoio do Instituto C&A – a ida de outros cinco autores. Com isso, a comitiva oficial terá 16 autores e ilustradores. Mas o número não para aí. De acordo com Beth Serra, o time de autores brasileiros em Bolonha pode chegar a 50 pessoas. “Desde 1995, fazemos um esforço muito grande para que os escritores entendam que participar de Bolonha é um investimento importante na carreira”, conta. A FNLIJ participa do evento há 40 anos e comemora essa edição. “Foi um esforço coletivo muito legal esse ano. Estamos muito entusiasmados com o que conseguimos”, ressalta Beth.

A secretária conta ainda que a confirmação da ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi a coroação desse esforço. “É uma questão rara ter o ministro da Cultura de países homenageados participando de uma feira focada em livros infantis. Isso acontecer esse ano é um passo importantíssimo para o mercado do livro infantil e juvenil”, conta.

Editoras participantes do estande Brazilian Publishers:

Editora Autores Associados, Editora Ática, Bamboo Editorial, Brinque-Book, Callis Editora, Companhia das Letras, Companhia Editora Nacional Cortez, Cosac Naify, Editora Cuca Fresca, Dash Editora, Editora Dedo de Prosa, Duna Dueto Editora, DSOP, Edições Escala Educacional/Editora Lafonte, Editora Elementar, Fama, FTD, Girassol, Globo Livros, Hub Editorial, Jujuba Editora, Ledur Serviços Editoriais, Mar de Ideias, Mauricio de Sousa, Editora Melhoramentos, Editora Napoleão, Pallas, Panda Books, Editora Peirópolis, Editora Positivo, RHJ Livros, Editora Rideel, Editora Scipione, Edições SM, Solisluna, Todolivro, Editora Viajante do Tempo e Zada Editora.

[14/03/2014 00:00:00]