Tudo para ficar pertinho deles
PublishNews, Leonardo Neto, 21/02/2014
Editoras investem em ações para se aproximar de seus leitores

Foi-se o tempo em que editoras estavam mais focadas no B2B e deixavam o consumidor final por conta das livrarias. Apesar de, em geral, não venderem diretamente aos seus leitores, grupos editoriais estão empreendendo ações que visam se aproximar de seus leitores. Um exemplo disso é o Tour Intrínseca que, nesse ano, vai percorrer 17 cidades pelos quatro cantos do país. Mas não é a única. A Planeta está colocando na rua dois projetos com os mesmos objetivos. O primeiro deles, chamado Planeta de Leitores vai promover encontros temáticos com leitores. A primeira edição acontece na próxima segunda-feira (24/02), com o tema “Livros de séries e filmes” e terá como debatedoras as jornalistas Karina Andrade (Mix TV), Melissa Marques (TodaTeen) e Aline Diniz (Omelete), a roteirista Priscila Nicolielo (SBT) e a editora de conteúdo do IBA, Stephanie Kohn. O encontro, que terá mediação de Felipe Brandão, coordenador de digitais da Planeta e da diretora editorial da casa Soraia Reis, acontece no auditório da Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo/SP), a partir das 19h.

Ainda de olho nessa aproximação, a Planeta vai oferecer a seus leitores entrevistas exclusivas com seus autores dentro do projeto Encontros Planeta. Para a estreia, foi convidada a jornalista e blogueira Liliane Prata que está lançando o livro Sem rumo (ela é autora de outros dois títulos pela casa: o juvenil O novo mundo de Muriel e o adulto Três viúvas). O vídeo com a entrevista entra no ar na próxima terça-feira (25/02).

Para Felipe Brandão, essa é uma forma de aproximar os leitores da editora. “Sabemos da importância e da força dos nossos leitores. O que queremos é estar próximos deles, não só oferecendo conteúdos exclusivos, mas também ouvir deles o que esperam e o que curtem”, explica o coordenador.

Além disso, Felipe lembra a pesquisa publicada recentemente pela GfK (noticiada pelo PublishNews) que dá a dimensão da importância de usuários de redes sociais no processo de escolha de seus produtos. “Esses dados só confirmam a importância dos projetos que a Planeta coloca agora na rua. Queremos reforçar a presença da editora nas redes sociais e a aproximação de blogueiros, por exemplo”, defende Brandão. Desde 2010, a Planeta faz uma concorrida seleção de blogueiros parceiros. Em 2013, mais de mil blogueiros concorreram às 70 vagas disponíveis.

[21/02/2014 00:00:00]