Gutenberg contrata olheiros nos EUA e na Itália
PublishNews, Leonardo Neto, 21/01/2014
A editora mineira quer chegar ao pote de ouro antes das concorrentes

Mineiros têm a fama de “comer pelas beiradas”. Com jeitinho de quem não quer nada, acaba abocanhando o melhor na hora certa. E com o Grupo Autêntica, a coisa tem funcionado assim... Criado em 1997, o conglomerado de cinco editoras sequer aparecia no ranking do PublishNews de 2011. Em 2012, estava na posição de número 22 e encerrou o ano passado em 19º lugar. Muito do sucesso do grupo é devido à presença das best-sellers juvenis Paula Pimenta e Bruna Vieira publicadas pela Gutenberg.

Mas a editora quer – e vai – se diversificar. Inicia 2014 com dois olheiros (scouts) internacionais, em busca de sucessos editoriais na Europa e nos EUA. Na terra de tio Sam, foi contratada a bambambã Jane Starr e na Itália Newton Compton. De acordo com a publisher da Gutenberg, Alessandra Gelman Ruiz, a ideia é chegar ao “pote de ouro” antes dos concorrentes. “O mercado editorial brasileiro está cada vez mais competitivo e o tempo que um editor tem para perceber o que é e o que não é ‘ouro’ é cada vez mais curto”, comenta. Com as contratações dos olheiros, a editora espera direcionar as prospecções e qualificá-las para achar o melhor antes das concorrentes.

A editora não divulga valores investidos nas contratações na Europa e nos EUA, mas, de acordo com Alessandra, compensa. “Se um livro tiver real potencial no mercado brasileiro, ele irá vender (claro que se bem editado e trabalhado). Resta, então, conseguir ser a editora que vai festejar essas vendas, e esperamos que o trabalho de scout ajude nisso”, arremata. Seguindo a linha editorial da Gutenberg, os scouts, que já começaram o trabalho, estão de olho em títulos comerciais: em ficção, títulos de entretenimento para segmentos etários diversos e, na área de não ficção, biografias, memórias, desenvolvimento pessoal e profissional, comportamento, cultura geral, ciência popular, saúde, gastronomia, turismo, além de guias e livros de referência.

Sobre a mineirice e a história de comer pelas beiradas, Alessandra comenta que a ideia é mesmo chegar ao topo. “Acreditamos que em breve vamos estar bem em cima no ranking. Para nós, é uma questão de tempo e de continuar fazendo um trabalho de alta qualidade, que é a marca do nosso grupo editorial”, finaliza.

[21/01/2014 01:00:00]