Feira de Buenos Aires: CBL se manifesta
PublishNews, Leonardo Neto, 14/01/2014
Em nota, a CBL reafirma que o evento não estava previsto em seu orçamento para 2014

A homenagem à cidade de São Paulo na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires parece ser a primeira polêmica do mercado editorial de 2014. Como foi noticiado pelo PublishNews de 9/01, a Prefeitura, por meio da Biblioteca Mário de Andrade, optou por levar à capital portenha os saraus e autores da sua periferia e deixar que editoras banquem a ida de autores já consagrados ou mais comerciais. Como foi adiantado pelo PublishNews, o prefeito teria dito até que se fosse necessário que a cidade fosse à feira sem o apoio do mercado.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa da CBL, a entidade confirma o recebimento comunicado da Mário de Andrade com data de 7 de janeiro. O documento relata a possibilidade de espaço para palestras de autores, lançamentos e apresentações de livros. “No entanto, a apresentação dos projetos deve ser feita até o final de janeiro, um prazo muito exíguo" diz a nota.

Na mesma nota, a Câmara reafirma que não tem recursos para investir no evento, já que a Feira de Buenos Aires não foi prevista no seu orçamento de 2014. Além disso, a entidade fala que não tem condições de apresentar uma proposta responsável e exequível dentro do prazo estipulado pela Mário de Andrade. Finalizando a nota, a CBL diz que tem estimulado o mercado paulistano a participar da Feira do Livro de Buenos Aires, por meio de seu informativo periódico “CBL Informa”.

[14/01/2014 01:00:00]