Seleção brasileira de escritores
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 02/08/2013
Escritores brasileiros enfrentarão o Autonama, da Alemanha

Lesebühne, ou “palco de sessão de leitura”. Assim é chamado na Alemanha o movimento que começou nos anos 90 e que reúne jovens escritores e poetas para recitar textos originais em bares e cafés. No Brasil, temos o “sarau”, e alguns movimentos, como em São Paulo, misturam recitais literários com rap e teatro, presentes principalmente na periferia.

E o que futebol tem a ver com isso? Bem, há alguns anos, escritores alemães formaram o Autorennationalmannschaft – calma, pode chamar de Autonama – uma seleção nacional de escritores que se reúnem para realizar leituras e, claro, jogar bola. O time alemão disputa o Writer’s League desde 2005 e possui hoje mais de 40 escritores. E, se o alemão é apaixonado por futebol, o brasileiro dispensa comentários nesse quesito.

É aí que entra o Kulturstadium (ou “estádio da cultura”), projeto do Instituto Goethe que usa o futebol como instrumento de intercâmbio cultural entre os dois países e vai fazer um amistoso da seleção brasileira de escritores contra o Autonama. A primeira partida entre os times será durante a Feira de Frankfurt (no dia 11/10), mas haverá também outras, em comemoração ao ano Alemanha+Brasil 2013, e antes da Copa do Mundo no ano que vem.

Além da “pelada”, a ideia é fazer também embates literários, como o Poetry-Slam, onde 2 escritores de cada time se enfrentam por vez, durante 4 minutos (cada time tem 11 escritores). O público pode pedir prorrogação, enquanto o júri dá pontos e cartões e decide o ganhador. Além disso, haverá uma programação paralela de filmes de futebol e narração de jogos “reais” pelos escritores do outro país.

Sem mais delonga, vamos à seleção brasileira:

Marcelo Moutinho

Eduardo Spohr

Celso de Campos Jr.

Rodrigo Simonsen

Vladir Lemos

Rogério Pereira

Antônio Prata

Marcos Alvito

Flavio Carneiro

José Luiz Tahan

Fernando Galuppo

Fabrício Carpinejar

Custódio Rosa

Gustavo Krause

Julio Ludemir

Márcio Vassallo

Pepe (José Macia)
[02/08/2013 00:00:00]