Educação ganha banco de informações
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 27/11/2012
Grupo Pearson lança banco de dados internacional sobre o tema

A Pearson lança hoje o banco de informações The Learning Curve, ou “A Curva de Aprendizado”, com dados sobre o desempenho educacional de 50 países, incluindo o Brasil, e que identifica as principais ações de cada país para melhorar a Educação. O site reúne pesquisas, índices, vídeos, indicadores, cases, artigos e dados socioeconômicos do tema. O projeto é realizado pela Economist Intelligence Unit, divisão de informações de negócio do grupo britânico, e vem atender uma demanda cada vez maior por informações sobre o setor de educação no país e no mundo.

O grupo Pearson informou em nota que o estudo traz ainda “um novo índice global de habilidades cognitivas e desempenho escolar, criado a partir do cruzamento de indicadores internacionais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) – PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos), TIMMS (Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência) e avaliações do PIRLS (Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura), assim como dados educacionais de cada país sobre alfabetização e as taxas de conclusão de escolas e universidades”.

Já no lançamento, o índice global de Habilidades cognitivas e de desempenho escolar aponta que o Brasil ficou em penúltimo, à frente apenas da Indonésia, em uma amostra de 40 países. O índice é dividido em duas categorias: habilidades cognitivas e nível de escolaridade. As pontuações indicam se os países estão acima ou abaixo da média entre os participantes. Para ler o primeiro relatório do banco de dados, clique aqui.

[27/11/2012 01:00:00]