Alfabetização e tecnologia em pauta
PublishNews, Redação, 03/07/2012
Feira de Frankfurt organiza primeira conferência internacional no Brasil e foca em educação

A Feira de Frankfurt divulgou a programação e abriu inscrições para a Conferência Internacional Tecnologia, Cultura e Alfabetização – Contec Brasil. Com o tema “Formando leitores do futuro”, é o primeiro evento do tipo realizado por Frankfurt no país, e acontece nos dias 7 e 8 de agosto, logo antes da Bienal do livro de São Paulo, no Auditório Ibirapuera.


Entre os objetivos da conferência estão a discussão sobre tecnologias e formação de leitores, a exposição de estratégias de ensino e aprendizagem para professores e alunos em fase alfabetização, o debate sobre novas formas de educação que levam em conta novas tecnologias e mídias digitais, e a apresentação de tendências de criação de conteúdo “crossmídia”, que mistura ferramentas como vídeo, textos e jogos.


O público-alvo do evento são educadores, universitários, administradores e gestores educacionais do setor público e privado, especialistas em tecnologia educacional, editores, agentes literários, autores, livreiros, jornalistas, bibliotecários e profissionais de empresas de conteúdo “crossmídia”.


Haverá palestrantes do Brasil e do exterior, entre eles Tom O´Mara, da National Adult Literacy Agency da Irlanda; Juan Felipe Cordoba Restrepo, da Associação de Editoras Universitárias Colombianas; Joanna Ellis, da Literary Platform do Reino Unido, e Brij Kothari, que representa a organização sem fins lucrativos Planet Read, dedicada à leitura e ao desenvolvimento da alfabetização em todo o mundo.


Entre os palestrantes brasileiros estão Sergio Quadros, presidente da Abrelivros e da Santillana /Moderna, que falará sobre “A contribuição do mercado literário para a alfabetização mundial”; Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, que discorrerá sobre políticas de incentivo à leitura no Brasil, e a autora Talita Rebouças, na mesa “O Twitter e o Facebook impulsionam a alfabetização?”, entre vários outros.


As inscrições podem ser feitas pelo site www.contec-brasil.com, que também apresenta os detalhes da programação.


Durante a primeira edição da Contec, o presidente e a vice-presidente da Feira de Frankfurt, Juergen Boos e Marifé Boix Garcia, também farão o lançamento oficial da Contec Brasil 2013, que será uma feira internacional – a primeira do tipo – com um programa de conferências para literatura e conteúdo infantil, educacional e tecnologia.


Segundo Marifé, o Brasil foi escolhido para sediar os eventos porque apresenta uma alta taxa de analfabetismo – 9,6% na população em geral, sendo que 20,3% dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais – e, ao mesmo tempo, acesso significativo à internet e grande interesse dos brasileiros pelo uso de dispositivos móveis. Por isso, segundo ela, o debate sobre a utilização de novas tecnologias para ampliar o acesso à leitura no país é essencial.

[03/07/2012 00:00:00]