Flip divulga programação completa da Casa da Cultura
PublishNews, Redação, 20/06/2012
Do dia 5 ao dia 8, público poderá conferir uma série de bate-papos, leituras, filmes e lançamentos

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty, a programação que acontece na Casa da Cultura terá uma série de eventos, entre leituras, peças de teatro, bate-papos, filmes e lançamentos. Um dos destaques é o debate reunindo o escritor João Ubaldo Ribeiro e o dramaturgo Walcyr Carrasco em torno dos cem anos de Jorge Amado. O premiado escritor português José Luís Peixoto, por sua vez, faz uma leitura pública integral de Morreste-me, escrito logo após a morte de seu pai. Os autores brasileiros Carola Saavedra e João Paulo Cuenca discutem com seus tradutores o trabalho de verter livros para outros idiomas. Já o historiador Stephen Greenblatt fala sobre A virada, seu estudo sobre o nascimento do mundo moderno, pelo qual recebeu o Pulitzer e o National Book Award de não ficção. Confira a programação completa no “Leia mais”. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na Casa da Cultura ou na bilheteria da Flip para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte. Para atividades gratuitas, é necessário retirar ingressos na Casa da Cultura uma hora antes.

Programação da Flip-Casa da Cultura:

De 4 a 8 de julho

Exposição ‘Faces de Drummond’

A exposição explora a ideia de que a obra de Drummond é marcada por tensões entre impulsos opostos, e procura combinar uma abordagem cronológica e temática dividida em módulos capazes de abranger toda a trajetória do autor.

Exposição ‘A Flip nas páginas de O Globo’

A exposição traça um panorama dos últimos dez anos da Flip a partir do conteúdo publicado no jornal.

Dia 5 – quinta-feira

11h30

Cem anos de Jorge Amado

No centenário de nascimento do escritor baiano, uma conversa sobre sua obra, com a participação do escritor João Ubaldo Ribeiro e do dramaturgo Walcyr Carrasco, autor da novela Gabriela, inspirada no romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. A mediação do evento é do jornalista Edney Silvestre.

14h

Biblioteca da escola – Evento gratuito

O Movimento por um Brasil Literário propõe uma discussão sobre a biblioteca da escola como espaço dinâmico de reflexões e de apropriação do conhecimento, ressaltando a importância da qualidade do acervo e do professor leitor na formação de leitores. A mesa-redonda terá participação da colombianaSilvia Castrillón, especialista em políticas públicas envolvendo a leitura e a escrita, e da escritora e pesquisadora Nilma Lacerda, com mediação do autor Márcio Vassallo.

18h30

Movimento por um Brasil Literário homenageia Bartolomeu Campos de Queirós – Evento gratuito

O poeta mineiro foi um dos fundadores do Movimento por um Brasil Literário. Sempre comprometido com a formação de leitores, envolvido na construção de políticas públicas de leitura e militante da beleza e da simplicidade, ele nos deixa como legado as suas palavras e a luta incessante pelo direito à literatura. O sarau literário contará com a participação das escritoras Nilma Lacerda, Elisabeth Serra e Ninfa Parreiras.

21h30 às 22h30

Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de AndradeAs cartas trocadas entre pai e filha são a matéria-prima deste monólogo sobre a intensa relação entre Carlos Drummond de Andrade e Maria Julieta, apresentado pela atriz Sura Berditchevsky.

21h30

Noites de cinema (na Tenda do Telão): ‘Mr. Sganzerla – Os signos da luz’Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua obra: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. Narrado em primeira pessoa, “Mr. Sganzerla – Os signos da luz” tem imagens raras e situações encenadas com personagens-chave da filmografia do diretor.

Dia 6 – sexta-feira

11h

Novas políticas públicas de promoção do livro e da literatura brasileira no exterior – Evento gratuito A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda (presença a confirmar) e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, anunciam novas políticas públicas para a difusão do livro brasileiro no exterior e fazem um balanço do programa de apoio à tradução.

15h às 16h30

Grã-Bretanha na Escrita: uma conversa da Granta em parceria com o British Council. Através da leitura e conversação, os colaboradores da nova Granta 119: Grã-Bretanha, John Freeman, Andrea Suart e Cynan Jones, vão explorar as muitas histórias que a Grã-Bretanha está contando sobre si mesma hoje e questionar como estas narrativas nacionais ressoam globalmente. A mediação é de Susie Nicklin, diretora do departamento de Literatura do British Council.

17h

A Semana de 1922 aos 90 anos

Os 90 anos da Semana de 1922, marco central do modernismo brasileiro, inspiram uma série de reavaliações do movimento e de sua repercussão na cultura nacional nas últimas décadas. Os críticos Eduardo Jardim, coordenador da coleção Modernismo +90, e Ivan Marques discutem o legado modernista, ao lado do filósofo Pedro Duarte e da cientista social Helena Bomeny, que lança durante o evento o livro Um poeta na política: Mário de Andrade, paixão e compromisso.

19h

A virada, com Stephen Greenblatt

Um dos maiores historiadores contemporâneos, o norte-americano Stephen Greenblatt fala sobre A virada, seu estudo sobre o nascimento do mundo moderno, pelo qual recebeu o Pulitzer e o National Book Award de não ficção. Com apresentação do escritor e jornalista Arnaldo Bloch, a mesa terá tradução simultânea e após o término do evento haverá sessão de autógrafos.

21h

José Luís Peixoto lê ‘Morreste-me’

O premiado escritor português José Luís Peixoto volta à Flip para fazer, pela primeira vez, uma leitura pública integral de Morreste-me, seu romance de estreia, escrito logo após a morte de seu pai. Ao final do evento haverá uma sessão de autógrafos com o autor.

21h30

Noites de cinema (na Tenda do Telão): ‘Ex-Isto’ – Evento gratuito

Ex-Isto, de Cao Guimarães, é inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. Desenvolve-se a partir da hipótese “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Acompanhamos o pai da filosofia moderna em seu périplo pelos trópicos, investigando, sob o efeito de ervas alucinógenas, questões de geometria e óptica diante de um mundo absolutamente estranho.

Dia 7 – sábado

11h

Carlos Drummond de Andrade por Hermínio Bello de Carvalho

O compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho reuniu em seu livro Áporo itabirano registros de sua amizade e correspondência com o autor homenageado da Flip 2012, Carlos Drummond de Andrade. Nesta mesa, Hermínio fala sobre o livro e sua relação com Drummond.

13h

O autor e seu tradutor

Os jovens escritores brasileiros Carola Saavedra e João Paulo Cuenca e seus tradutores, Maria Hummitzsch e Michael Kegler, discutem os desafios das diferenças culturais e de linguagem no trabalho de tradução, assim como as expectativas de leitores estrangeiros em relação à literatura brasileira. A mediação é do tradutor e professor alemão: Berthold Zilly.

15h

‘Exclusiva’, com Annalena McAfee

Exclusiva, o primeiro romance da inglesa Annalena McAfee, criadora do suplemento literário do Guardian, toma o encontro improvável entre uma jornalista de fofocas e um veterano de guerra como ponto de partida para uma reflexão sobre as transformações ocorridas na indústria jornalística nas últimas décadas. Paulo Werneck mediará a conversa de McAfee com Paulo Roberto Pires, escritor, jornalista e editor da revistaSerrote. A mesa terá tradução simultânea e após o evento haverá sessão de autógrafos com a autora.

17h

Da página para a tela

O escritor Javier Cercas conversa com o diretor David Trueba e com o editor Malcolm Barral sobre as relações entre cinema e literatura. Antes do debate será exibido o filme ‘Soldados de Salamina’, do diretor David Trueba, baseado no romance homônimo de Javier Cercas. O evento conta com mediação deGuilherme Freitas e ao final haverá sessão de autógrafos.

Dia 8 – domingo

12h

Noites de cinema (na Tenda do Telão): ‘Daquele instante em diante’ - Evento gratuito

O filme de Rogerio Velloso mostra a vida e a trajetória do músico Itamar Assumpção, morto em 2003. Dono de uma personalidade vulcânica, Itamar construiu sua obra de forma quase independente. Sua postura lhe rendeu o rótulo de “maldito”. O filme mostra as várias faces de Itamar: compositor, poeta, arranjador, apaixonado por orquídeas, pai de família e gênio incompreendido.

[20/06/2012 00:00:00]