Yendis aposta em plataforma digital
PublishNews, Redação, 11/04/2012
Editora faz parceria com a japonesa Access para representar no Brasil soluções para a venda de conteúdo eletrônico

Quando o tema é o mercado do livro digital, uma das poucas certezas que se tem é que ainda existe muita incerteza nesse campo. Há cerca de dois anos, depois de observar por algum tempo o que se passava no mercado editorial norte-americano em relação ao livro digital, os editores brasileiros realmente começaram a se envolver e investir na área. E, entre eles, há um certo consenso de que a preocupação primária da editora deve ser o conteúdo, deixando a batalha por formatos e aparelhos para outros nichos da indústria.

No entanto, uma editora acaba de anunciar uma parceria que vai muito além da produção do livro no formato digital. A Yendis, baseada no ABC paulista, cujo foco são livros técnicos na área de medicina e saúde e as vendas porta a porta, anunciou uma parceria com a japonesa Access, empresa focada no desenvolvimento de softwares e no comércio B2B, tida como líder do mercado de browsers para dispositivos móveis no Japão. A parceria visa posicionar a Yendis não apenas como uma fornecedora de conteúdo, mas como provedora de soluções para o mercado de livro digital, principalmente na categoria CTP.

A Yendis representará no Brasil o “Digital Publishing Ecosystem”, plataforma da Access que pode ser customizada para livros digitais; e a editora brasileira pretende entregar essa plataforma customizada para cada cliente, tornando-a uma competitiva opção como plataforma para aplicativos em tablets para livros científicos, técnicos e profissionais (os conhecidos CTP). “Os nossos clientes poderão usar esse sistema digital para prover material de treinamento com facilidade em tablets, ampliando assim a oferta atual de produtos da Yendis”, afirma Maxwell Medeiros Fernandes, presidente da Yendis Editora.

A nova plataforma, que deve chegar ao mercado ainda este ano, trabalhará com diferentes formatos de e-book – do PDF ao ePub3 –, não tem a pretensão de fazer contratos de exclusividade e oferecerá, inclusive, serviços de conversão de arquivo, dependendo da necessidade do seu cliente. A Yendis pretende focar em nichos específicos de negócios e destaca como um dos pontos fortes da plataforma da Access a gestão de conteúdo. “Nosso objetivo é fazer com que o conteúdo esteja onde precisa estar”, comentou Marcus Vinicius Barili Alves, Publisher da Yendis.

Segundo Maxwell, presidente da editora, o mercado porta a porta está avançando no mundo digital, mas, para que o conteúdo chegue até ao consumidor final, o modelo atual não atende as necessidades. “Por isso buscamos um novo modelo, que fornece soluções customizadas que não são simples ‘white label’, e que permitirá entregar o conteúdo a quem consome”, explicou Max.

[11/04/2012 00:00:00]