Romance adulto de J.K. Rowling sairá pela Little, Brown
PublishNews, Roberta Campassi, 24/02/2012
Autora trocou de casa para lançar o primeiro livro depois da série Harry Potter

É a editora britânica Little, Brown, do grupo francês Hachette, que vai publicar em língua inglesa o primeiro romance adulto de J.K. Rowling, em todos os formatos – áudio, impresso e e-book. A autora do estrondoso sucesso Harry Potter afirmou que seu novo livro “vai ser muito diferente” das histórias do bruxo.

Os sete volumes da série infatojuvenil que vendeu 450 milhões de cópias no mundo foram publicados originalmente pela também britânica Bloomsbury, que é independente. Segundo Rowling, mudar de casa para publicar outro tipo de literatura pareceu “lógico”. “A liberdade de explorar um novo território é uma dádiva que o sucesso de Harry me trouxe, e com esse novo território pareceu uma progressão lógica ter uma nova editora”, afirmou a autora em comunicado divulgado ontem pela Little, Brown.

Segundo a empresa, detalhes sobre o romance, como título e data de publicação, serão divulgados mais adiante este ano. De acordo com o site da The Bookseller, há rumores de que Rowling estaria trabalhando num romance policial ambientado em Edimburgo.

No Brasil, a série Harry Potter foi publicada pela Rocco. Procurada pelo PublishNews, a editora carioca informou, via assessoria de imprensa, que ainda não teve informações sobre como o novo livro de Rowling será negociado, nem sobre qualquer possibilidade de ter a primeira opção para a compra do título. Os direitos de Harry Potter foram negociados mundialmente pelo agente Christopher Little, mas Rowling, desde o ano passado, é representada por outro agente, Neil Blair, da The Blair Partnership.

A Little, Brown informou que o romance será publicado pela empresa no Reino Unido e nos Estados Unidos; pela Hachette, na Austrália e na nova Zelândia, e pelas outras empresas e agentes do grupo em outros mercados de língua inglesa.

Não foram reveladas informações sobre mercados de outras línguas. No Brasil, a agência Riff representa a Little, Brown americana, mas não a inglesa. Segundo Lúcia Riff, proprietária da agência, ela não tem por ora nenhuma informação sobre como o lançamento de Rowling será negociado.
[24/02/2012 01:00:00]