Livrus experimenta novo formato digital
PublishNews, Roberta Campassi, 15/02/2012
Empresa desenvolve projeto em HTML5, que pode ser acessado pelos navegadores de internet

Em meio à profusão de formatos e possibilidades no caldo digital, a Livrus Negócios Editoriais, empresa paulistana, vai lançar em março um livro desenvolvido em HTML5, a versão atualizada da linguagem de programação mais usada na internet. Segundo Ednei Procópio, editor da Livrus, O jogo dos papeletes coloridos deverá ser o primeiro título brasileiro desenvolvido nesse formato, e está mais para um aplicativo do que para um e-book tradicional (confeccionado e distribuído em ePub), pois incluirá animações, músicas e vídeos - os aplicativos também são vendidos e distribuídos sem DRM (proteção usada nos e-books).

A opção de criar a obra em HTML5 tem alguns motivos. Um deles é poder desenvolver, com a mesma linguagem, todos os recursos utilizados, desde o próprio texto até vídeos e conteúdos interativos. Isso não acontecia antes do desenvolvimento do HTML5, quando vídeos, por exemplo, só podiam ser criados a partir de outras linguagens, como o Flash, da Adobe.

A outra vantagem é permitir que a obra seja acessada e vendida pelos navegadores de internet, e não somente pelas lojas da Apple ou do Google, por exemplo, que cobram a sua fatia na venda de cada produto disponível em suas prateleiras. No caso da Livrus, O jogo dos papeletes coloridos poderá ser comprado e acessado pelo site da empresa, com o preço de R$ 29,90, basta que o leitor faça o seu login.

Um exemplo curioso do uso do HTML5 é o da Playboy americana, que criou seu aplicativo para leitura da revista no iPad nesse formato, como se ele fosse um site otimizado. Isso porque, se fosse um aplicativo tradicional, o iPlayboy estaria sujeito às políticas de restrição de pornografia da Apple, e ainda teria que ser oferecido pela loja da mesma.

Segundo Camila Cabete, consultora de assuntos digitais editoriais, o uso do HTML5 deverá crescer bastante. “Daqui a um ano, ele deverá ser bem mais usado na produção de aplicativos de livros e também de jogos”, afirma. O formato também deve ser cada vez mais aproveitado como aplicativo de loja, o que possibilitará escapar das Apple e do Google, por exemplo. A distribuição dos produtos em HTML5, contudo, ao não passar pelas mãos das empresas que dominam o mercado mundial de tablets e smartphones, pode ficar restrita.

[15/02/2012 01:00:00]