Quando abrir sua loja no Brasil, a Amazon quer ter pelo menos a mesma quantidade de títulos de e-books ofertados pela concorrência, segundo o PublishNews apurou. Por ora, a companhia tem 3,8 mil títulos em português. Isso é pouco mais da metade do que tem a Gato Sabido, hoje a loja brasileira com mais variedade, e cerca de um terço do total de 11 mil e-books oferecidos no país – veja a pesquisa realizada pela Simplíssimo.
O objetivo da Amazon é ampliar o catálogo o mais rápido possível e, para isso, ela não apenas está buscando as editoras que já vendem e-books como também vai correr atrás daquelas que ainda não oferecem conteúdo digital. Isso porque a Amazon oferece o serviço de conversão para criar livros eletrônicos – mas apenas em formato .mobi, que só é lido pelo Kindle, o dispositivo de leitura da empresa.
O catálogo de 11 mil títulos em português disponível no Brasil é considerado pequeno. Em dezembro, as lojas de e-books (Kindle Store) que a Amazon abriu na Itália e na Espanha, por exemplo, foram inauguradas com mais títulos: 16 mil e 22 mil, respectivamente. E, para comparação com o mundo físico, uma livraria grande dentro de um shopping brasileiro é considerada bem servida quando tem 20 mil títulos nas prateleiras.