Um novo jeito de financiar livros
PublishNews, Roberta Campassi, 02/02/2012
Site americano lança espaço para crowdfunding de livros de fotografia

Você tem um projeto qualquer, mas não possui recursos para colocá-lo em prática e não encontrou um patrocinador. Que tal “passar o chapéu” na internet e tentar convencer as pessoas de que vale a pena contribuir com algum dinheiro para sua ideia? Esse é o princípio básico do chamado crowdfunding. No começo desta semana, o Emphas.is, site de crowfunding para projetos fotojornalísticos, passou a aceitar propostas de livros de fotografia.

O “Book Collection” foi ao ar com projetos de três fotógrafos. Patrick Brown é um deles. O inglês passou anos documentando o tráfico de animais selvagens no mundo e capturou imagens chocantes, mas não encontrou nenhum editor disposto a publicar um livro com um tema tão incômodo. No Emphas.is, contudo, ele já levantou US$ 5,6 mil em apenas quatro dias, de um total de US$ 14,9 mil que objetiva para viabilizar a obra.

O trabalho do Emphas.is é controlar todas as etapas de produção, distribuição e promoção do livro. No site, cada pessoa escolhe as quantias disponíveis para doar em troca de alguma coisa – pode ser desde um cartão de agradecimento ou um exemplar do livro, até um workshop com o fotógrafo ou uma cota de patrocínio.

Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena conhecer também o trabalho do Unbound, um site inglês onde os autores apresentam suas ideias e o público decide se quer financiá-las ou não. Lançado em maio do ano passado, já conta com dezenas de projetos. O seu slogan é: “os livros agora estão nas suas mãos” (“books are now in your hands”).
[02/02/2012 01:00:00]