Portal de rádio cria espaço para literatura
PublishNews, Flávia Leal, 27/01/2012
Promoções, resenhas e lançamentos de livros são os mais procurados do site pelo público jovem

A rádio Fast 89fm abriu espaço em seu portal para falar sobre literatura para jovens. Batizado de ContraCapa89, o site traz notícias sobre autores, informações sobre lançamentos, resenhas e outras seções populares, como “Lendo no Metrô”, onde pessoas comuns indicam quais obras leem durante o percurso nos trens, e a seção de entrevistas com famosos que falam sobre seus livros preferidos – esta teve em média 13 mil acessos no mês, segundo a jornalista Karina Andrade, idealizadora do ContraCapa89.

Segundo Karina, a ideia de criar um espaço para a literatura veio da percepção de que o rádio ainda explora pouco esse tema, tão caro ao público jovem. “Percebi que os eventos sobre literatura estavam sempre lotados, com forte participação dos jovens. Também era um tema recorrente nos blogs e redes sociais da garotada”, diz.

Um dos desafios é saber quais livros são os preferidos do público. Por isso, a jornalista fez parcerias com alguns jovens, que indicam – por resenhas em blogs – quais são os títulos do momento. Com essas informações, ela desenvolve as seções e o conteúdo do site.

Livros best-sellers e aqueles preferidos do momento, que são comentados pela garotada nas redes sociais e em blogs, são assuntos sempre badalados no portal. Grandes lançamentos têm mais audiência - por exemplo o livro Elixir, da cantora pop Hilary Duffy, que teve cerca de 1.500 acessos no site.

Segundo informou Karina, resenhas e promoções são os temas que mais fazem sucesso. As promoções têm em média de 700 a 1.200 inscritos; já as resenhas, dependendo do livro, possuem de 600 a 1.200 visualizações mensais. As divulgações são feitas por meio das redes sociais e pela própria rádio 89.

De acordo com Karina, as promoções que mais fazem sucesso nas redes sociais são de kits de livros. Já alcançaram o número de 700 compartilhamentos em apenas duas horas na página do Facebook, com os livros Não sou esse tipo de garota, O céu está em todo o lugar e Roubada.

O site possui parceria com várias editoras do país para divulgar informações e conteúdo, como Intrínseca, Moderna, Record, Novo Século, Novo Conceito e Rocco, entre outras.
[27/01/2012 01:00:00]