Mais de cem atrações literárias movimentarão os bairros cariocas a partir de hoje, sexta-feira, com a 19ª edição do Paixão de Ler. O evento, que se estende até o dia 11 de novembro, pretende incentivar o acesso da população aos livros, às bibliotecas e a espaços culturais que realizam atividades relacionadas ao universo literário. A programação gratuita contará com atividades de leitura, teatro, bate-papos com autores, narração de histórias, e muito mais. Neste ano, o Paixão de Ler homenageia o Rio de Janeiro com o tema “Crônicas do Rio”, em um verdadeiro encontro de gerações de artistas e escritores, que será aberto pelos cronistas Zuenir Ventura e Antonio Prata, no auditório da Biblioteca Nacional. A proposta é discutir sobre o lugar da crônica na atualidade e as diferentes leituras feitas sobre a cidade do Rio. A iniciativa do evento é da coordenação de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura.
No sábado, o grupo Assalto Poético invade os trens da Central do Brasil com uma ocupação poética e apresentações que levam a literatura para dentro dos vagões. Poemas de vários autores consagrados, como Ferreira Gullar, Maiakovski, Fernando Pessoa, entre outros, são trazidos ao público de um modo impactante e surpreendente. No domingo, dia 6, o Parque das Ruínas se torna palco de uma ocupação literária. Durante toda a tarde, espetáculos com textos de Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Stanislaw Ponte Preta, Nei Lopes e outros, tomam conta do espaço cultural mais tradicional de Santa Teresa – com destaque para a peça Dentro da Noite, dirigida pelo cantor Ney Matogrosso.
A Barca de Paquetá é mais um local que recebe atrações do evento no domingo. O artista Augusto Pessoa apresenta uma performance na qual leva histórias do Rio – de autorias diversas, como Artur Azevedo, Stanislaw Ponte Preta e outros populares – todas embaladas por uma trilha sonora referente à cidade. Ferreira Gullar, Carlos Heitor Cony, Marcelo Madureira e outros nomes da literatura também marcam presença na programação, que conta com debates - realizados na Biblioteca de Botafogo, com curadoria do jornalista Marcelo Moutinho.
Outro destaque da programação é a homenagem, feita pelo cantor Marcos Sacramento, ao poeta Mario Lago – que no dia 26 deste mês completaria 100 anos. Com letras de escritas por Lago, os shows do músico acontecem nas bibliotecas da cidade.
Sobre o projeto: A campanha Paixão de Ler é o ápice de um projeto que se estende por todo ano nas bibliotecas e escolas do Rio de Janeiro, através dos seguintes projetos: Ciranda de Histórias, que leva mensalmente para oito bibliotecas diferentes da cidade um grupo profissional de Contadores de História; o Circuito Jovem de Leitura, onde escritores contemporâneos se encontram com crianças e jovens das escolas da rede municipal e abordam o livro e a escrita através da leitura de trechos de seus livros; Os Encontros Literários, que promovem debates entre grandes escritores sobre assuntos do mundo literário; e o Tardes Culturais, que leva para o público adulto, nas bibliotecas populares, rodas de leitura, saraus poéticos, literários e musicais.