Cuide de seus metadados
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 11/10/2011
Presidente da Nielsen Book contou na conferência PublishersLaunch que metadados mal feitos ou inexistentes podem derrubar as vendas em 50%

“Metadado é descoberta, e descoberta é venda de livros”, resumiu Jonathan Nowell, presidente da Nielsen Book, na conferência PublishersLaunch nesta segunda-feira, dia 10, em Frankfurt. Para ele, bons metadados devem ser compreensíveis, atuais, estruturados, claros, apropriados, ricos e, principalmente, manipuláveis. “Eles vão vender mais livros para vocês”, assegurou. E provou isso com números. De um livro com cinco campos de dados preenchidos, foram vendidos 3.563 exemplares. De um outro sem metadados, foram vendidos 499 exemplares. Para Nowell, as informações mais importantes são: descrição curta, descrição longa, resenha, biografia e imagem. E isso vale para livros impressos também. “Entre 40% e 80% da venda de livros impressos é influenciada por bons metadados. Se fizer mal feito ou não fizer você pode perder 50% das vendas”, finalizou.

[11/10/2011 00:00:00]