E como fica o escritor?
PublishNews, Redação, 30/08/2011
Fórum marcado para este sábado, no Rio, vai discutir os impactos que o meio digital traz ao livro sob a perspectiva do escritor

Para explorar os impactos que o meio digital traz ao livro, com foco nas oportunidades e riscos para a vida criativa e econômica do personagem fundamental da cadeia do livro — o escritor, a recém-criada Ímã Editorial realiza no sábado, dia 3 de setembro, o primeiro encontro do fórum Autor 2.0.

Com a presença de Sérgio Rodrigues, Cristiane Costa, Carlo Carrenho, Ondjaki, Marcelino Freire, Simone Costa e C. S. Soares, o debate está marcado para às 16h, no Salão Nobre da Escola de Artes Visuais de Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 440 – Rio de Janeiro/RJ). A entrada é gratuita, mas a inscrição deve ser feita previamente aqui.

O debate ficará registrado no site www.autor20.com, que será o fórum permanente para discussão da relação dos escritores com o meio digital, reunindo material pertinente e fomentando a discussão, com o objetivo de compreender e mapear as novas formas de se escrever e ler.

Entre os temas em debate estão a publicação de narrativas em mídias sociais e suportes alternativos, as narrativas colaborativas, não lineares, wikiliteratura e transmidia, a publicação, autopublicação e distribuição em e-book nos canais aterritoriais, como Apple e Amazon, a nova economia do livro digital e as novas formas de remuneração do trabalho do escritor, a livre troca de informações, a marginalia digital colaborativa e a dissolução da autoria individual na internet, pirataria, plágio, remix e falsas atribuições, o novo papel do editor e a triagem do que vale a pena ser lido com o fim da barreira econômica para a publicação e autopublicação.

Convidados

Cristiane Costa é jornalista, escritora, editora e professora. Investiga as novas formas de expressão textual com os recursos digitais: as narrativas expandidas.

Marcelino Freire é escritor, idealizador da Balada Literária, evento literário e cultural em São Paulo, editor do coletivo Edith. Recebeu o Jabuti por Contos negreiros.

Sérgio Rodrigues é jornalista, escritor, editor do site NoMínimo e colunista do TodoProsa da Veja online especializado em literatura, vencedor do Prêmio de Cultura do Estado do Rio em 2011.

Ondjaki é escritor angolano publicado em 14 idiomas, vencedor do Jabuti por AvóDezanove e o segredo do soviético.

Carlo Carrenho é economista, editor, fundador do portal Publishnews, que há dez anos registra as mudanças no mercado editorial e diretor da Singular, braço de publicação digital (em e-book e impressão sob demanda) do grupo Ediouro.

Simone Campos é jornalista, autora de livros publicados em formato tradicional, digital e híbrido. Recebeu a bolsa de criação literária da Petrobras para criação de Owned, livro publicado em papel, online e no formato de jogo.

C. S. Soares é escritor multiplataforma, desenvolvedor de software, e-publisher, colunista iMasters, editor do PontoLit, sobre literatura e autopublicação.
[30/08/2011 00:00:00]