OFF Flip leva 80 escritores a Paraty
PublishNews, Redação, 05/07/2011
Programação inclui debates, exposições e espetáculos e será realizada entre os dias 6 e 10 de julho

Debates com escritores brasileiros, apresentações musicais, espetáculos de teatro e de dança e exposições fazem parte da programação da OFF Flip, evento que toma as ruas de Paraty e que já se tornou tão tradicional quanto a própria Flip. Neste ano, serão cerca de 80 escritores participando de mesas de debate, sessões de leitura, saraus e lançamentos entre os dias 6 e 10 de julho. Já confirmaram presença: Adilson Xavier, André Vianco, Carlito Lima, Carlos Henrique Schroeder, Chacal, Felipe Pena, Frederico Barbosa, José Rezende Jr, Maurício Melo Júnior, Ovídio Poli Junior, Paula Cajaty, Sérgio Vaz, Suzana Vargas, Tony Monti, Valéria Martins, Veronica Stigger, entre outros.

Programação

Retratos poéticos de Eliane Torino

Zaratustra Bar

Rua do Comércio, 308 - Centro Histórico

6 a 10 de julho – Eliane Torino escolheu a fotografia como forma de expressão e em seu caminho esteve com pessoas que marcaram a cena cultural brasileira. Estas imagens e seus Retratos Poéticos podem ser vistos nesta mostra que se realizará na OFF FLIP 2011, em Paraty.

Literatrupe nas ruas do Centro Histórico

6 a 10 de julho – Integrantes do grupo pernambucano declamam poemas ao som de rabeca, flautins e pandeiro. Estão previstas também apresentações breves em alguns espaços da programação literária da OFF FLIP.

OFF Livros

Silo Cultural

Rua Dr. Samuel Costa, 12 - Centro Histórico (em frente à Casa da Cultura)

6 a 10 de julho – Venda de livros dos autores participantes da OFF FLIP e informações sobre a programação cultural da cidade.

Exposições

Silo Cultural

Rua Dr. Samuel Costa, 12 - Centro Histórico (em frente à Casa da Cultura)

7 a 10 de julho, 10 às 22h – O Instituto Silo Cultural José Kleber, em sua nova sede no centro histórico, comemora 10 anos de atividades voltadas para a preservação do patrimônio cultural da região. Como parte de sua programação durante a OFF FLIP, abre seu espaço para as seguintes exposições:

LUCIO CRUZZ: exposição de máscaras tridimensionais produzidas em papel machê e tinta acrílica é o resultado de oficinas ministradas desde setembro de 2010 para crianças e jovens das escolas públicas do município. Como inspiração, as tradições culturais e as cores vibrantes das festas populares de Paraty.

JOSÉ KLEBER: painéis com poemas, fotos e biografia do artista, poeta e compositor paratiense.

MARGARETH MEE: objetos pessoais, publicações com as obras da artista e ilustradora botânica e painéis biográficos nos conectam a esta inglesa que morou no Brasil por 36 anos e se dedicou a descobrir o país que lhe daria a plena realização artística. O mesmo espírito pioneiro que a levou à selva Amazônica fez com que trouxesse ao conhecimento do mundo a devastação insensata das matas, causa que abraçou inteiramente.

Programação completa

Quarta, dia 6

Abertura do Circuito de pratos literários da gastronomia sustentável

Silo Cultural

R. Dr. Samuel Costa, 12 - Centro Histórico (em frente à Casa da Cultura)

19h – Solenidade e exibição dos vídeos com as receitas dos participantes. Banana da Terra, Casa do Fogo, Voilá Bistrot, Sabor do Mar, Bistrô Brasil e Sítio Borboleta homenageiam autores literários criando pratos com produtos de agricultores familiares do município. (Consulte o encarte especial do jornal Folha do Litoral dedicado à Gastronomia Sustentável).

Quinta, dia 7

Café Literário

Zaratustra Bar

Rua do Comércio, 308 - Centro Histórico

16h – Paula Cajaty lê poemas de Afrodite in verso e Sexo, tempo e poesia (mediação de Valéria Martins)

16h30 – Bate-papo com Julio Ludemir (mediação de Valéria Martins)

17h – Sessão de autógrafos

17h30 – Gustavo Bernardo apresenta O gosto do apfelstrudel (mediação de Ovídio Poli Junior)

18h – “Geração Zero Zero”: apresentação da antologia organizada por Nelson de Oliveira (com a presença de alguns autores)

19h às 19h30 – Sessão de autógrafos e solo de saxofone com Osmar Santos.

Conversa de Botequim

Zaratustra Bar

Rua do Comércio, 308 - Centro Histórico

19h30 – Ovídio Poli Junior lê trechos de O caso do cavalo probo

19h45 – Bate-papo com José Mário dos Santos (organizador da Feira Literária Raul Pompeia) e a historiadora Ednéa do Marco Pascoal (mediação de Ovídio Poli Junior)

20h15 – Berimba de Jesus e Caco Pontes falam sobre os 10 anos do coletivo Poesia Maloqueirista e lançam Varal de Poemas, vol. 1 (Brasil/Espanha). Exibição do vídeo “Mei que em Off – Edições & Alternativas”, 18 min.

21h – “Literatura e psicanálise”, com Maruza Bastos e Solange Jouvin

21h40 – Sessão de autógrafos

22h às 00h – Sarau Arte em Andamento

Sessão inaugural do Núcleo de Cinema de Paraty

Silo Cultural

R. Dr. Samuel Costa, 12 - Centro Histórico (em frente à Casa da Cultura)

21h – Apresentação do jornalista Gilberto Galvão seguida de exibição do filme Cidadão Kane, 1941, de Orson Welles. O filme completa 70 anos desde que foi lançado, considerado uma das obras primas do cinema mundial pelas inovações que trouxe à estrutura narrativa, aos efeitos especiais, à construção da personagem, ao debate sobre a imprensa e à discussão sobre o sonho americano. O Núcleo de Cinema de Paraty é uma parceria da Associação Viva Cultura com o Portal Paraty.com e tem como um de seus objetivos a discussão da arte cinematográfica e suas implicações técnicas e sociais, através de ciclos de filmes comentados.

Sexta, dia 8

Prêmios literários

Espaço SESC

Rua do Comércio, 298 - Centro Histórico

16 às 18h – Carlos Henrique Schroeder, Ovídio Poli Junior e autores vencedores do Prêmio SESC de Literatura: Arthur Martins Cecim (Habeas asas, sertão do céu!) e Luisa Geisler (Contos de mentira)

18h30 às 20h – Sarau com os vencedores do Prêmio OFF FLIP de Literatura 2011

20h às 21h – Lançamento da Revista Palavra (SESC) e da coletânea do Prêmio OFF FLIP de Literatura.

Tupi or not tupi? Imagens de viagens de Oswald

Auditório do Cembra

Praça do Chafariz, s/n°

19h – Utilizando-se de fragmentos dos Manifestos Pau-Brasil e Antropofágico, alguns poemas e “recortes” de “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, o Grvpo Arteatro, formado por seus alunos/atores e alunos do CEMBRA/Paraty, traz à cena uma leitura livre das idéias modernistas propostas pelo autor. Sua prosa fragmentada e sua poesia sintética nos revela o cenário artístico, literário e social do país. TUpY OR nOt tUpY? Um espetáculo manifesto! Grvpo Arteatro: Djeison Vieira, Caio César, Tatiana Lemos, Lell Trevisan, Arthur Lemos, Anna Santana, Paulo Monteiro, Monica Nemer, Hugo Miquelin, João Pedro Domiciano e Rene Duque. Encenação: Ailton Amaral.

Mauricio Pereira

Zaratustra Bar

Rua do Comércio, 308 - Centro Histórico

19h30 às 23h – apresentação do cantor e compositor paulista, que em show-oficina fará um passeio pela canção popular brasileira, além de cantar composições de sua autoria. Durante a oficina os participantes vão realizar coletivamente o exercício de comporem uma canção. Entrada Franca.

Sarau Arte em Andamento

Barril Pub Chopperia

Rua Marechal Deodoro, 27 - Centro Histórico

20h – O projeto visa o diálogo entre as mais diversas formas de expressão artística. Trata-se de um espaço de integração entre artistas, fomentando novos trabalhos e novas possibilidades. O Sarau é aberto aos que quiserem se apresentar e se integrar a esta grande festa das artes.

Cantoria no Silo Cultural

R. Dr. Samuel Costa, 12 - Centro Histórico (em frente à Casa da Cultura)

21h – Em uma boa roda de viola, a Cantoria com Luís Perequê e os convidados Kátya Texeira, Noel Andrade e Enric Armengol, mais uma vez contribui para mostrar o trabalho de artistas mais próximos da cultura regional. Na busca do que há de melhor na música de raiz e viola, Kátya Texeira passeia pelos ritmos das diferentes regiões do país, num sério trabalho de resgate de raízes, onde poucos se aventuram a enveredar tão profundamente; Noel Andrade, um violeiro de pegada forte e personalizada, conhecedor da alma da viola e de seu povo, pesquisador da música camponesa, revela as peculiaridades do caboclo de cada região; Enric Armengol, compositor, intérprete e instrumentista catalão desenvolve trabalho de composição aberto a múltiplas influências culturais, inspirando–se na rumba catalã, na música espanhola, latina e latino-americana, na MPB, no pop, no rock e na bossa-nova apresenta conjunto harmonioso.

Sábado, dia 9

Café Literário

Zaratustra Bar

Rua do Comércio, 308 - Centro Histórico

16h – Adilson Xavier apresenta o romance O atirador de ideias (mediação de Ovídio Poli Junior)

16h30 – Bate-papo com os escritores André Vianco e Felipe Pena

17h – Sessão de autógrafos

17h30 – Bate-papo com os escritores Carlito Lima e Maurício Melo Júnior (organizadores da FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro)

18h – Microcontos, gafes & desaforismos: Flávio de Araújo, Jhonatas Stockler e Leandro Leite Leocadio

18h30 – “Tropicália & Oswald”, com Getulio Mac Cord (autor de Tropicália: um caldeirão cultural)

19h às 19h30 – Sessão de autógrafos e chorinho com o grupo Duo Arte em Cordas

Sarau Arte em Andamento

Restaurante La Luna

Praia da Jabaquara - Quiosque 10

18h – O projeto visa o diálogo entre as mais diversas formas de expressão artística. Trata-se de um espaço de integração entre artistas, fomentando novos trabalhos e novas possibilidades. O sarau é aberto aos que quiserem se apresentar e se integrar a esta grande festa das artes.

Maracatu Palmeira Imperial

Ruas do Centro Histórico

18h30 – Concentração em frente ao Espaço do Silo Cultural, na Rua. Dr. Samuel Costa. O grupo parte em cortejo até o auditório do Cembra, onde faz uma participação especial na montagem teatral Tupi or not Tupi, do grupo Arteatro. “O Maracatu de Baque Virado” é uma manifestação popular brasileira, legítima do estado de Pernambuco, com seus primeiros registros datados do sec. XIX, sendo herança direta das “Festas de Coroação do Rei do Congo”. O “Maracatu Palmeira Imperial”, fundado em 5 de agosto de 2007, na cidade de Paraty, tem como proposta pesquisar os elementos que compõem este folguedo. Nas ruas do Centro Histórico, entoando cantos seculares, ao som dos tambores exaltamos as raízes da cultura brasileira.

Tupi or not tupi? Imagens de viagens de Oswald

Auditório do Cembra

Praça do Chafariz, s/n°

19h – Utilizando-se de fragmentos dos Manifestos Pau-Brasil e Antropofágico, alguns poemas e “recortes” de “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, o Grvpo Arteatro, formado por seus alunos/atores e alunos do CEMBRA/Paraty, traz à cena uma leitura livre das idéias modernistas propostas pelo autor. Sua prosa fragmentada e sua poesia sintética nos revela o cenário artístico, literário e social do país. TUpY OR nOt tUpY? Um espetáculo manifesto! Grvpo Arteatro: Djeison Vieira, Caio César, Tatiana Lemos, Lell Trevisan, Arthur Lemos, Anna Santana, Paulo Monteiro, Monica Nemer, Hugo Miquelin, João Pedro Domiciano e Rene Duque. Encenação: Ailton Amaral.

Conversa de Botequim

Zaratustra Bar

Rua do Comércio, 308 - Centro Histórico

19h30 – Sarau da Off com Célia Flud, Leandro Leite Leocadio, Letícia Simões, Liane dos Santos, Lilian Gattaz, Marina Gouveia, May Parreira, Peter Lima, Rodrigo Passos, Sílvio Tuppan (mediação de Flávio de Araújo)

20h10 – Alexandre Camargo Malachias apresenta o romance Texturas (mediação de Ovídio Poli Junior)

20h30 – Bate-papo com a escritora Suzana Vargas, coordenadora da Estação das Letras (mediação de Leandro Leite Leocadio)

21h – Sessão de autógrafos e coquetel

21h30 – “A poesia na contracorrente”, com Frederico Barbosa (mediação de Flávio de Araújo)

22h – Ernesto López (diretor do jornal ParatyOnline) conversa com a escritora Mariela Martinez (Argentina)

22h30 às 23h30 – Sérgio Vaz e poetas da Cooperifa.

Picareta Cultural

Barril Pub Chopperia

Rua Marechal Deodoro, 27 - Centro Histórico.

20h às 00h – A Picareta Cultural completa com estilo e muita graça a marca de 4 anos voltados à poesia, boa música e cachaça. O sarau organizado por Caio Carmacho e Valterlei Borges, conta com a realização da Off Flip e reúne autores novos e consagrados, além de músicos e artistas de todas as partes. Participam da edição deste ano os poetas Mano Melo, Caio Carmacho, Edson Moura, Tchello Melo, Flávio de Araújo, Felipe Rey, Letícia Simões, Sílvio Tuppan, Valterlei Borges, Allan Dias Castro, Thiago Malta, Tomás Paoni, Rodrigo Passos, Matheus Mineiro, Roberto Borati, Pedro Rocha e Chacal; e os músicos Thiago Corrêa, Bonifrate e Guilherme Medeiros. A entrada é franca. www.picaretacultural.blogspot.com

Noite de performance

Silo Cultural

R. Dr. Samuel Costa, 12 - Centro Histórico (em frente à Casa da Cultura)

22 às 00h – Durante duas horas de festa em que o público curte boa música eletrônica, os artistas Vanda Mota, Silvina Hurtado, Carol Raed, Cainã Nascimento, Mariana Saviolli e Sidcley farão intervenções de dança e teatro com performances surpresa nesta última noite de celebrações do Silo Cultural.

RETRATOS POÉTICOS DE ELIANE TORINO no ZARATUSTRA BAR – Rua do Comércio, 308, Centro Histórico.

6 a 10 de julho – Eliane Torino escolheu a fotografia como forma de expressão e em seu caminho esteve com pessoas que marcaram a cena cultural brasileira. Estas imagens e seus Retratos Poéticos podem ser vistos nesta mostra que se realizará na OFF FLIP 2011, em Paraty.

Programação sujeita a alteração

[05/07/2011 00:00:00]