Novas regras para o Prêmio Jabuti
PublishNews, André de Lima, 23/03/2011
Agora são 29 categorias, mas apenas o primeiro colocado de cada uma delas concorrerá ao prêmio de Livro do Ano

A última edição do Prêmio Jabuti foi marcada pela polêmica. Tudo porque o vencedor de Livro do Ano de Ficção, a obra Leite derramado (Companhia das Letras), de Chico Buarque, havia ficado apenas em segundo lugar na categoria Romance, perdendo a primeira colocação para Se eu fechar os olhos agora (Record), de Edney Silvestre. O regulamento previa tal possibilidade, uma vez que os júris de ambos os prêmios são diferentes. Afinal, enquanto o prêmio por categoria foi selecionado por um grupo de especialistas, os Livros do Ano – de ficção e não-ficção – foram escolhidos entre todos os três primeiros colocados de todas as categorias pelos próprios associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a láurea. Ainda assim, a editora Record protestou publicamente contra a entrega do quelônio metálico ao lítero-compositor de olhos azuis, e a Companhia das Letras se viu obrigada a defendê-lo. A briga estampou algumas colunas da mídia impressa, particularmente da Folha de S.Paulo.

Mas agora tudo mudou. A CBL anunciou ontem algumas mudanças para o Prêmio Jabuti, que este ano já está em sua 53ª edição. A principal mudança é que agora apenas o primeiro colocado em cada categoria levará um quelônio metálico para casa. Segundo e terceiro colocados deixam de ser contemplados e de concorrer ao grande prêmio de Livro do Ano. A formação dos júris não foi alterada. Com isso, polêmicas como a de 2010 deixam de acontecer. Qualquer escritor agora, com ou sem olhos azuis, terá de se garantir na própria categoria e faturar o prêmio de R$ 3 mil se quiser concorrer ao prêmio de Livro do Ano para embolsar um cheque mais polpudo de R$ 30 mil.

Além disso, as categorias do Jabuti sofreram alterações de peso. A láurea editorial, que estreou em 1958 com apenas 7 categorias de premiação, passa agora ao número recorde de 29 categorias. Foram várias as mudanças em relação às 21 categorias de 2010. Em primeiro lugar foram criadas as láureas de Ilustração, Gastronomia e de Turismo & Hotelaria. O prêmio de Tradução de Obra Literária Espanhol – Português desapareceu. A categoria Arquitetura & Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes foi desmembrada e cada área abordada ganhou sua própria estatueta. O mesmo aconteceu com Ciências Exatas, Tecnologia & Informática que se dividiu em Ciências Exatas e Tecnologia & Informática. Educação também se separou de Psicologia & Psicanálise, e Ciências da Saúde ganhou independência de Ciências Naturais. Confira aqui o regulamento completo.

As inscrições para o Jabuti se iniciam hoje e vão até 31 de maio. Os 10 finalistas de cada categoria serão anunciados no dia 13 de setembro. No dia 18 do mês seguinte serão conhecidos os vencedores de cada categoria. Os quelônios metálicos serão entregues aos laureados apenas no dia 30 de novembro, na tradicional Sala São Paulo, quando serão anunciados os vencedores de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção. Vale lembrar que Chico Buarque não vai ganhar, pois não publicou nenhum livro no ano de 2010.

Veja aqui a lista com as novas categorias do Prêmio Jabuti:

Arquitetura e Urbanismo

Artes

Biografia

Capa

Ciências da Saúde

Ciências Exatas

Ciências Humanas

Ciências Naturais

Comunicação

Contos e Crônicas

Didático e Paradidático

Direito

Economia, Administração e Negócios

Educação

Fotografia

Gastronomia

Ilustração

Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil

Infantil

Juvenil

Poesia

Projeto Gráfico

Psicologia e Psicanálise

Reportagem

Romance

Tecnologia e Informática

Teoria/Crítica Literária

Tradução

Turismo e Hotelaria

[23/03/2011 00:00:00]