O mercado de livrarias cresceu 9,6% (valor não deflacionado) em 2010 segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL). “Estamos dentro da nossa expectativa de crescimento, mas percebemos que o mercado está mais presente nos grandes centros e deixando de lado cidades de médio porte, o que é um pecado”, lamentou Vitor Tavares, até ontem presidente da ANL e coordenador geral do “Levantamento Anual da Associação Nacional de Livrarias”, divulgado nesta segunda-feira (14).
Foram consideradas neste levantamento 453 lojas de 34 redes ou livrarias únicas (veja a relação abaixo). Isso representa cerca de 20% das livrarias brasileiras. A maior parte (38,24%) fatura acima de R$ 9,6 mi. Na sequência aparecem as que têm um faturamento anual menor do que R$ 1,2 mi (32,35%), seguidas de perto (29,41%) por aquelas que faturam entre 1,2 mi e R$ 9,6 mi. Vale lembrar que das 453 lojas ouvidas, 380 (83%) pertencem a seis redes: Nobel (206), Saraiva (93), Leitura (29), Vozes (19), Livrarias Curitiba (18) e Disal (15).
A participação da Saraiva foi festejada por Vitor Tavares. “Quando a Saraiva e outras redes respondem, isso dá uma boa amostragem porque elas têm lojas no Brasil inteiro”. No total, 23 estados estão representados na pesquisa.
Um dos pontos de destaque foi o interesse das lojas consultadas em fazer investimentos em 2011, com 78,3% acenando positivamente para isso. De acordo com as respostas, 35% das lojas pretendem investir na capacitação profissional, 29% em ampliação ou reforma da loja, 25% em tecnologia, 9% em abertura de novas lojas e 2% em outras áreas.
O e-commerce ainda não foi totalmente incorporado pelas livrarias que responderam o questionário da ANL. Segundo o levantamento, pouco menos da metade (48,57%) tem essa modalidade de venda e o faturamento ainda não é tão expressivo. Para 28,57%, a venda por e-commerce representa 8% do faturamento. Para 21,43%, apenas 3%. Para 14,29% das livrarias, esse valor totaliza 7% do faturamento. Para 7,14%, a venda por internet representa 12% do faturamento e, para outros 7,14%, nada menos do que 90% do faturamento.
O levantamento evidencia ainda que 41,94% dos entrevistados trabalham exclusivamente com livros. E também mostra que a venda de livros representa no mínimo 50% do faturamento de 83,87% dos entrevistados.
A maioria das lojas (31,25%) vende mais de 500 mil exemplares por ano. Na sequência aparecem as que comercializam entre 50 mil e 250 mil livros, que são 25% das livrarias consultadas. 18,75% vendem até 10 mil livros por ano e 15,63% ficam na faixa dos 10 mil a 50 mil livros/ano. Por fim, 9,38% dos entrevistados registraram, em 2010, vendas de 250 mil a 500 mil exemplares.
Relação das livrarias participantes
Alternativa Cultural / Syllos Colus E Cia - 1 loja
Arco-Íris Livraria (F. Franco & Cia Ltda) - 1 loja
Asabeça - 1 loja
Ave-Maria - 9 lojas
Casa Cultural Saber e Ler Livraria Ltda - 1 loja
Casa De Livros - 1 loja
Cortez Editora - 1 loja
Curitiba S/A - 18 lojas
Digital Ltda - 2 lojas
Disal S.A - 15 lojas
Dom Oscar Romero - 1 loja
Dona Traça - 1 loja
Escariz Ltda - 5 lojas
Feira do Livro - LFL Comércio E Serviços De Livros Ltda - Me - 1 loja
Leitura Ltda - 29 lojas + 1 virtual
Letra Viva - São João da Boa Vista = 1 loja
Loyola - 4 lojas
Livraria do Maneco - 8 lojas
Napoleão Ltda ME - 1 loja
Nobel (são franquias) - 206 lojas
Nova Livraria Leonardo da Vinci - 1 loja
Potylivros Distribuidora Ltda - 10 lojas
Pronadi Com. e Livros E Brinquedos Ltda - 1 loja
Saraiva - 93 lojas
Senac Rio - 1 loja
Toque de Letras Comércio de Livros Ltda =- 1 loja
Livraria da Travessa - 8 lojas
UNB - Universidade De Brasília - 3 lojas
Unilivros Com de Livros e Art de Papelaria - 1 loja
Varejão do Estudante - 1 loja
Veredas Livraria Ltda - 2 lojas
Vida - 2 lojas
Livraria da Vila - 5 lojas
Vozes Ltda - 19 lojas