Concurso Cultural Ler é Preciso lança 7ª edição
PublishNews, Redação, 22/02/2011
A ideia é que os participantes leiam, reflitam e escrevam sobre os cuidados com a vida

O Instituto Ecofuturo lança o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. Cerca de 70 mil escolas, seis mil bibliotecas públicas e comunitárias e 800 organizações sociais em todo o Brasil foram convidadas a ler, conversar e escrever sobre o tema “Vamos cuidar da vida”. Podem participar crianças e jovens que estiverem cursando séries do ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio, estudantes das Escolas de Jovens e Adultos (EJA), professores e, pela primeira vez, profissionais de biblioteca e educadores sociais. As inscrições serão abertas no dia 1º de março e nesta edição o Concurso será realizado 100% via internet. O site, com as instruções sobre como participar, já está no ar.

No site também há a Biblioteca Virtual, espaço com diversos materiais de referência que conta com publicações inéditas, produzidas especialmente para o projeto, além do Livro do Professor. Com pesquisa e texto produzidos pela educadora Maria Betânia Ferreira, o Livro do Professor contextualiza como o tema pode ser tratado de forma atraente, intensa e criativa em cada uma das categorias previstas no Concurso.

Para contribuir com o clima de entrosamento e muito bate-papo em sala de aula, a escritora Heloisa Prieto foi convidada a resgatar o sentido de cuidado presente nas redações premiadas nos seis Concursos anteriores para compor o livro Fazendo mágica com as palavras: um material inédito e precioso para o professor, pois lá estão depoimentos de fonte direta sobre o que pensam, sentem e como se expressam as atuais gerações.

A publicação Cuidados com a vida foi idealizada para oferecer amplitude de reflexão sobre o tema aos participantes: 20 escritores e personalidades que fazem a diferença foram convidados a escrever sobre como o cuidado está presente em suas vidas pessoais e profissionais. Nesse livro, o rabino Nilton Bonder, a chef de cozinha Carla Pernambuco, o neonatologista Carlos Eduardo Ferreira, o filósofo Mario Sergio Cortella, a psicóloga, publicitária e deputada federal Mara Gabrilli, o astrólogo Osmar Quiroga, o velejador Lars Grael e muitos outros contribuem com a percepção sobre as diversas formas de cuidado que podemos ter com a nossa vida, a vida do outro e a vida do planeta.

Os autores das 60 redações que melhor traduzirem o conceito sobre os cuidados com a vida ganharão um notebook e uma coleção de clássicos da literatura, além de receberem certificado, troféu e terem seus textos publicados em livro, a ser lançado pelo Instituto Ecofuturo. Os vencedores serão conhecidos durante evento cultural que acontecerá em São Paulo. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho.
[22/02/2011 00:00:00]