Soluções digitais no ar
PublishNews, Ricardo Costa, de Frankfurt, 08/10/2010
Antes de iniciar a conversão de livros para o formato digital, executivo da Aptara sugere que editoras definam aonde querem chegar

Um tema bastante frequente nas conversas em Frankfurt são as soluções de serviço para as editoras que procuram entrar no mundo digital. Como o editor vai “se virar”? Vai montar um departamento interno ou vai contratar prestadores de serviço? Vale a pena contratar prestadores de serviço em outros países? A Aptara é uma empresa norte-americana que presta serviço a editoras - da consultoria sobre o que fazer até a solução de como e com quem fazer. “Somos uma empresa de ‘Digital solutions’: basicamente convertemos qualquer coisa para qualquer coisa”, brincou Chris McKeown, key account manager para a Europa. Mas segundo ele, embora a empresa tenha convertido 44 milhões de páginas em 2009 – e preveja ultrapassar esse número com folga este ano –, um dos maiores trabalhos deste início digital é mostrar que não basta apenas converter arquivos em XML ou ePub (aqui não se fala mais em PDF!). Mas é preciso que as edtoras reconheçam onde estão e aonde querem chegar. E muitas vezes elas descobrem que precisam mudar esse destino só no final.

[08/10/2010 00:00:00]