PublishNews lança Lista de Mais Vendidos
PublishNews, Carlo Carrenho, 21/09/2010
Pela primeira vez será possível saber qual foi o livro mais vendido e quantos exemplares desse título foram comercializados

Foi duro, árduo mesmo, mas conseguimos. Finalmente colocamos no ar a Lista de Mais Vendidos do PublishNews. Queríamos, é verdade, disponibilizá-la na última sexta-feira, nosso dia oficial para publicação da lista, mas as já conhecidas questões técnico-internéticas não permitiram. Mas, enfim, aqui está a lista. Ou melhor, as listas. É isto mesmo, são na verdade seis: geral, ficção, não-ficção, autoajuda, negócios e infanto-juvenil.

A lista geral de mais vendidos é justamente uma das novidades que o PublishNews está trazendo. Finalmente, será possível saber qual é o livro mais vendido no Brasil. Nesta nossa primeira lista, com data de 17 de setembro e referente à semana entre 6 e 11 de setembro, quem está na liderança é 1822 (Nova Fronteira), de Laurentino Gomes. Mas logo ali, no melhor e saudoso estilo Senna-Prost, está o segundo colocado – Ágape (Globo Livros), do padre Marcelo Rossi. Os livros da lista geral estão também classificados nas listas de categoria.

Outra novidade é que estamos optando pela mais completa transparência e divulgando o número total apurado de exemplares vendidos. Não estamos, claro, apontando os números de cada livraria, que são absolutamente sigilosos, mas apenas o total. Também é importante deixar claro que estes números representam apenas a soma de nossa amostra, e estão longe do número total vendido de cada obra no mercado como um todo. Ainda assim, a exposição destes números permite que se conheça a distância entre cada colocado, como em uma corrida de F1. Agora, por exemplo, é possível ter uma idéia de quanto o livro que está em primeiro lugar está vendendo mais que o segundo colocado. Vejamos a lista de ficção. O primeiro colocado é Querido John (Novo Conceito), de Nicholas Sparks, com 3485 exemplares apurados. Em segundo lugar, o veterano A Cabana (Sextante), aparece com 2709. Na lanterna, em 20º lugar, está Para sempre (Intrínseca), de Alyson Noel, com “parcos” 358 exemplares na semana.

A terceira novidade é o Ranking de Editoras. Muitas editoras costumam analisar a lista da VEJA toda segunda-feira, somando os títulos que publicam que aparecem no rol da revista mais lida do País. Agora não será mais necessário. Toda sexta-feira, a partir desta semana, será possível acessar o Ranking de Editoras, onde as mesmas, classificadas por grupo e selo, são ordenadas em função do número de obras que emplacaram na lista. Na lista divulgada hoje, a LeYa, por exemplo, está em 6º lugar. Quer saber as outras? Clique aqui.

Muito mais ainda está por vir. Em novembro, já teremos também nossa lista mensal, consolidando as listas semanais. E em 2011, lançaremos a lista anual, uma verdadeira corrida pelo livro mais vendido do ano.

Logicamente, na elaboração da lista, tivemos de tomar algumas decisões. A primeira delas é que não consideraremos as vendas de livrarias exclusivamente online por enquanto. O motivo são as constantes liquidações deste tipo de varejo que distorceriam as listas. Os resultados apresentados, portanto, procuram ter como premissa a venda com o preço de capa e descontos-padrão de lançamento.

Outra escolha foi classificar o livro em apenas uma categoria. Se ele está na lista de Negócios não estará na de Não-Ficção. Quem discordar da classificação poderá utilizar os números divulgados para criar uma lista personalizada. Finalmente, optamos por não somar vendas de edições diferentes de editoras diferentes. Ou seja, consideramos cada obra como uma publicação única de seu editor. Acreditamos que para o mercado editorial é mais importante saber exatamente qual edição está vendendo bem do que a soma de vendas de várias edições de um clássico.

É claro que todo este trabalho só é possível graças à colaboração das livrarias, verdadeiras parceiras que enviam religiosamente toda a semana suas listas para a nossa redação. Portanto, fica aqui um superobrigado às livrarias Cultura, Curitiba, FNAC, Laselva, Leitura, Martins Fontes SP, Saraiva, Travessa e Vila pelo apoio e confiança em nosso trabalho.

Dúvidas ou comentários? Escreva para maisvendidos[arroba]publishnews.com.br
[21/09/2010 00:00:00]