Livro mostra o que é a medicina ecológica
PublishNews, Redação, 30/07/2010
Uma das propostas é monitorar e reduzir o uso e a propagação desses químicos como forma de manter a saúde do homem e do planeta

Em função dos desequilíbrios ambientais causados pelo homem, dentro dos próximos 20 anos, a humanidade corre um risco enorme de enfrentar uma poderosa doença infecciosa que poderá dizimar boa parte da população. A afirmação é do médico infectologista Alex Botsaris, autor do livro Medicina ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta (Nova Era, 182 pp., R$ 29,90), que será lançado na segunda-feira (2), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205ª – Leblon - Rio de Janeiro/RJ). Na obra, o autor introduz o tema, pouco conhecido no Brasil, e aponta as soluções que podem resgatar a saúde pública e contribuir para solucionar os problemas ambientais que afetam a qualidade de vida dos seres humanos.

Episódios de dano ao ambiente e à vida do homem têm sido relatados desde a época da Revolução Industrial. No mais recente deles, e talvez o mais grave dos Estados Unidos, uma explosão em uma plataforma petrolífera, em abril, transformou as águas do mar do Golfo do México no cenário de uma tragédia ambiental. Por muitos dias, toneladas de substâncias químicas foram despejadas na superfície do planeta, contaminando o ar, a água, os alimentos, a vida.

De acordo com o médico infectologista, os seres humanos estão cada vez menos saudáveis, mesmo com todos os avanços tecnológicos, principalmente porque vivemos num meio ambiente inadequado, agressivo e contaminado. Já existem estudos indicando que muitos dos problemas de saúde que afligem o homem de hoje podem estar associados à ingestão dessas substâncias tóxicas.

Uma das propostas da medicina ecológica é monitorar e reduzir o uso e a propagação desses químicos como forma de manter a saúde do homem e do planeta. “Enquanto não conseguirmos reverter esse processo, não adianta investir bilhões em medicamentos, porque a incidência das doenças que amedrontam a humanidade — como câncer, males cardíacos, Alzheimer e outras moléstias degenerativas do sistema nervoso — vai continuar crescendo”, alerta Botsaris.

O médico expõe em sua obra outro conceito novo e ainda pouco difundido por aqui: as formas modernas de estresse, como o estresse cerebral e o estresse continuado, também gerados pelo ambiente e os hábitos de vida. Doutor Alex relaciona essas formas de estresse com o aumento de problemas psiquiáticos na sociedade, como ansiedade, depressão, insônia e síndrome do pânico. Segundo sua pesquisa, são esses fatores que explicam uma grande alta no consumo de medicamentos psicoativos no Brasil, evidenciado no último relatório de vendas da indústria farmacêutica divulgado no início de 2010.

“Lutar para se conseguir um meio ambiente saudável é, sem dúvida, o primeiro passo na busca da saúde, seja para o indivíduo ou a sociedade. Por isso, é preciso resgatar o trabalho dos antigos sanitaristas: investir em prevenção por meio da eliminação dos problemas do meio ambiente e dos maus hábitos das pessoas, que estão levando à degradação da saúde da população”, acredita o médico infectologista. Ele lembra que há um longo caminho a ser percorrido, já que mudar condições ambientais e hábitos da população são processos lentos e difíceis.

Segundo Alex Botsaris, para melhorar a saúde pública no Brasil é preciso haver uma política voltada à solução de todos esses fatores. “São ações que dependem do Estado, da cobrança da sociedade, e que devem ficar em maior evidência no futuro próximo, com o aumento da crise ambiental do planeta”, conclui.

Sobre o autor

Alex Botsaris é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital Claude Bernard (Paris) e em Medicina Chinesa pela Universidade de Pequim. É membro da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit – antigo IBPM); e da equipe do Programa Estadual de Plantas Medicinais (Proplan) da secretaria estadual de Saúde do Rio (SES/RJ). Ex-consultor da Natura e da Ybios (empresa de tecnologia em ativos naturais).
[30/07/2010 00:00:00]