O raio x das livrarias
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 29/07/2010
ANL divulga resultado do Diagnóstico do Setor Livreiro 2009

O Brasil tem mais de 5 mil municípios e menos de 3 mil livrarias. Dá uma média de uma livraria para cada 64.255 habitantes. A região Sudeste é a que concentra o maior número de livrarias (56%) e São Paulo é o estado com mais lojas – são 864. O Norte está na lanterna e caindo ainda mais de 2006 para cá. Concentra 3% das livrarias e o Amapá tem apenas 15 unidades. Esses números constam da segunda edição do Diagnóstico do Setor Livreiro 2009 da Associação Nacional de Livrarias – o primeiro foi feito em 2006.

Para Vitor Tavares, presidente da entidade, essa discrepância diminuiria caso existissem mais livrarias independentes no país. “Precisamos de uma política de incentivo à abertura de novas livrarias independentes”, disse. Mas logo vem outro dado preocupante: 67% das independentes com uma única loja faturam até R$ 350 mil. Se 60% desse valor é basicamente gasto em compra de livro, calcula...

Mas o mercado livreiro está empregando mais: em 2009, 32.601 pessoas estavam empregadas formalmente. Além delas, outras 6.055 trabalhavam temporariamente nas livrarias. Em 2006, eram 27.790 empregos permanentes. Cada vez mais, as livrarias vendem outros tipos de produtos. CDs e DVDs já eram respostas esperadas – 53% das lojas têm espaço para eles. O mais curioso é que 32% dos que responderam ao questionário oferecem artigos religiosos. Livros infantis e juvenis são os mais vendidos.

Apesar de muitos venderem pela internet (44%), essas vendas representam, no máximo, 5% do total. Quanto ao faturamento, a maior parte (38%) registra o valor de até R$ 350 mil, número puxado pelas livrarias independentes. Outros 24% faturam de R$ 600 mil a R$ 1,2 mi e apenas 1% conseguiu a proeza de faturar entre 9,6 mi e 20 mi.

A pesquisa foi respondida por cerca de 600 das 2.980 livrarias identificadas pela ANL e mostrou também, de acordo com seu presidente, que as livrarias estão caminhando para se tornar prestadoras de serviço e já começam a se preocupar em oferecer mais aos clientes, como café e auditório para eventos.

Confira alguns destaques do relatório

Porte das livrarias segundo número de lojas

A maioria das livrarias (63%) tem apenas uma loja e 6% afirmaram estar no grupo dos que têm entre 101 e 200 lojas (máximo).

Faturamento

A maior parte das livrarias (38%) fatura até R$ 350 mil; 24% de 600 mil a 1,2 mi; 17% de R$ 350 mil a R$ 600 mil. Apenas 1% dos que responderam tem faturamento entre R$ 9,6 mi e R$ 20 mi.

Distribuição de livrarias por região

Todas as regiões brasileiras viram um ligeiro aumento na concentração de livrarias em comparação com a pesquisa de 2006. As únicas exceções foram o Nordeste, que antes tinha 20% e agora tem apenas 12% das livrarias do país, e o Norte, que caiu de 5% para 3%. Sudeste e Sul continuam liderando, com 56% e 19% respectivamente. Em 2006, os números eram os seguintes: 53% e 15%. São Paulo é o estado com a maior concentração de livrarias – são 864. Na sequência, estão Rio, com 298, Minas, com 268 e Rio Grande do Sul, com 238. No Amapá, são apenas 15 livrarias.

Empregos

Em 2009, 32.601 pessoas estavam empregadas formalmente no mercado livreiro. Além delas, outras 6.055 trabalhavam temporariamente nas livrarias. Em 2006, eram 27.790 empregos permanentes.

Produtos comercializados

Além dos tradicionais livros, 53% oferecem CD e DVD, 43% livros importados, 34% material de papelaria, 32% artigos religiosos, 31% presentes, 24% material de informática e eletrônicos, 18% brinquedos e 7% livros raros

Tipos de livros comercializados

Nesta área da pesquisa, as livrarias puderam escolher mais de uma opção, por isso a soma não dá 100%. Livros infantis, juvenis, de educação básica/pedagogia e de psicologia são os que mais vendem no Brasil. Em último lugar estão obras de informática e de idiomas. Veja a relação completa:

Literatura infantil – 74%

Literatura juvenil – 69%

Educação básica e pedagogia – 64%

Psicologia – 62%

Ciências humanas e sociais – 57%

Geografia, história, filosofia – 53%

Paradidáticos – 52%

Literatura geral – 48%

Arte, lazer e esporte – 46%

Religiosos – 46%

Auto ajuda e esotéricos – 46%

Ciências econômicas, administração de empresas – 45%

Didáticos – 44%

Jurídicos – 41%

Ciência exatas e tecnológicas – 39%

Generalidades – 38%

Ciências médicas e biológicas – 38%

Idiomas – 37%

Informática – 35%

Outros – 32%

Livrarias enquadradas no Regime Tributário Simples Federal

Pouco menos da metade das livrarias (45%) está enquadrada no Regime Tributário Simples Federal, ou seja, fatura até R$ 2,4 milhões.

Importação

A maioria (64%) não importa livros.

Livrarias que vendem pela Internet

Para essa questão o resultado foi equilibrado. 56% não vendem enquanto 44% já entraram no e-commerce. Apesar do avanço das vendas pela Internet, o percentual dessas vendas no faturamento total das livrarias é pouco significativo. Um total de 64% das livrarias afirma que essas vendas são responsáveis por no máximo 5% do seu faturamento total.

Livrarias independentes

86% das livrarias independentes têm apenas uma loja. Sul e sudeste lideram a concentração dessas lojas. A maioria não vende pela internet. O faturamento das livrarias com apenas uma loja é distribuído assim: até R$ 350 mil (67%), de R$ 350 mil a R$ 600 mil (17%), de R$ 600 mil a R$ 1,2 milhão (10%), de R$ 1,2 a R$ 2,4 milhões (5%), de R$ 2,4 a R$ 4,8 milhões (1%).

Já as que possuem duas lojas faturaram até R$ 350 mil (27%), de R$ 350 a R$ 600 mil (8%), de R$ 600 mil a R$ 1,2 milhão (38%), de R$ 1,2 a R$ 2,4 milhões (15%), de R$ 2,4 a R$ 4,8 milhões (12%).

[29/07/2010 00:00:00]