O futuro, a quem pertence?
PublishNews, Ricardo Costa, 11/11/2009
Profissionais de todos os segmentos do mercado editorial debateram sobre livro digital no seminário Livro@Futuro.com

Nos corredores editoriais o zum-zum varia de empolgação a desinteresse, de previsões animadoras a apocalípticas. Fora do Brasil, e-Books e e-Readers já são realidades que alteraram os processos contratuais, produtivos e comerciais do mercado editorial. Em solo tupiniquim, só agora o povo do livro começou a dar maior atenção ao assunto – com boas exceções, como sempre. E o Kindle chegou por aqui também. Com curadoria e produção da jornalista e produtora cultural Valéria Martins e da escritora e professora Suzana Vargas, diretora da Estação das Letras, e com patrocínio da Oi, rola no Rio de Janeiro no Oi Futuro em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54. Tel.: 21 3201-3010) nos dias 16, 18 e 19/11 o seminário Livro@Futuro.com. A proposta do evento é discutir o futuro do livro como produto e objeto de consumo frente à revolução provocada pelos leitores digitais, com a participação de profissionais de todos os segmentos do mercado editorial e representantes da criação literária nacional. Divididos em três mesas, os debatedores serão a professora Heloísa Buarque de Hollanda, Murilo Marinho, o economista Fábio Sá Earp, Rui Campos, da Livraria da Travessa, a agente literária Lucia Riff, o editor Carlo Carrenho, um entusiasta do ebook, o artista e poeta Michel Melamed, o crítico literário Ítalo Moriconi e a escritora Ana Paula Maia. Todos os dias à tarde, haverá workshops com atividades de criação literária na internet. Confira aqui no PublishNews a programação completa do seminário.

MESAS-REDONDAS

Horário: 19h30 às 21h (senhas serão distribuídas com meia hora de antecedência)

Dia 16 de novembro, segunda-feira

Livro digital: apocalipse ou integração? A revolução digital na indústria cultural

Participantes: Heloísa Buarque de Hollanda, editora do Portal Literal e da Aeroplano Editora e curadora da antologia digital Enter; Murilo Marinho, diretor da Mix Tecnologia e criador do Mix Leitor D, o primeiro leitor nacional de ebooks; Fábio Sá Earp, economista autor do estudo A economia da cadeia produtiva do livro, produzido para o BNDES.

Mediadora: Manya Millen, editora do caderno Prosa & Verso do jornal O Globo.

Dia 18 de novembro, terça-feira

O Brasil como mercado para o livro virtual

Participantes: Lucia Riff, agente literária diretora da Agência Riff; Rui Campos, sócio-diretor da Livraria da Travessa; Carlo Carrenho, publisher da Thomas Nelson Brasil.

Mediador: Álvaro Costa e Silva, editor do caderno Idéias do Jornal do Brasil.

Dia 19 de novembro, quinta-feira

Da criação à web – Modos de produção, leitura e divulgação na era digital

Participantes: Michel Melamed, artista e escritor; Ítalo Moriconi, escritor e crítico literário; Ana Paula Maia, escritora.

Mediador: Almir de Freitas, editor sênior da Revista Bravo!

WORKSHOPS

Horário: 15h às 18h - 30 vagas – inscrições: 21-3237-3947 e 3201-3010

Dia 16, segunda-feira

Revistas literárias na internet – Como fazer?

Como fazer uma revista eletrônica com um verdadeiro diferencial para que não seja mais uma entre tantas? Como estabelecer critérios de publicação? Como associar design e palavra, buscando uma proposta realmente multimídia e não apenas de texto-ilustração?

Oficina com Márcio-André e Victor Paes, escritores e editores da revista digital Confraria do vento, especializada em cultura contemporânea.

Dia 18, quarta-feira

Oficina de fotonovela na internet

Um recurso moderno, criativo e de fácil produção para ser utilizado em literatura, design, HQ, propaganda&marketing. A base do trabalho são as fotonovelas tão difundidas nas décadas de 60 e 70, que podem ser adaptadas na forma de animações eletrônicas.

Oficina com FABZ, arquiteto e designer, criador das fotonovelas eletrônicas do site O Crepúsculo.

Dia 19, quinta-feira

Como publicar seu livro na internet

A internet como veículo e o blog como suporte para a literatura, com apresentação do case Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos. O livro foi publicado em capítulos na internet, tornou-se objeto de estudo da academia e foi lançado pela Editora Record em junho de 2009.

Oficina com Ana Paula Maia, escritora, autora dos romances O Habitante Das Falhas Subterrâneas e A Guerra dos Bastardos. Mantém o blog Killing Travis.
[11/11/2009 01:00:00]