Publicidade
Publicidade
Leitura de avião
PublishNews, 25/06/2014
Leitura de avião

De férias forçadas por conta da Copa, colho material para o artigo no avião. A opção, para mim inédita, de e-reader nos aplicativos oferecidos aos passageiros pelas companhias aéreas, em voo, causou surpresa e curiosidade.

Ao invés do carrinho de revistas trazido pela aeromoça, a opção de leitura eletrônica das revistas e dos periódicos recentes na telinha do encosto da poltrona é enorme, e de relativamente fácil manuseio.

Além dessa comodidade, a reflexão intuitiva diz respeito à leitura cotidiana. O livro eletrônico deixa de ser novidade, vai aos poucos se disseminando e as várias gerações, cada uma ao seu modo, vão assimilando o novo modus legendi.

Mas e os jornais e revistas, que lemos de graça pela internet? Eles, de modo geral, ainda estão no prazo de carência da história dos periódicos publicados – isto é, tornados públicos – mas a pressão para a cobrança pelo fornecimento desse conteúdo é inevitável.

Os jornalistas são os mesmos, as máquinas fotográficas por eles utilizadas, as pesquisas contratadas, os salários, etc. Nessa fase de transição, o custo é estável; embora se reduza a despesa com o papel, diminui a receita de venda.

Fica a dúvida quanto a publicidade e classificados. Parte significativa da receita dos jornais decorre da venda de anúncios de imóveis e veículos. Como localizar aqueles quadradinhos na tela do computador ou celular? Talvez a saída seja a busca nominal, ou por imagens.

O fato é que o aumento dos meios eletrônicos de leitura, e me refiro particularmente a dos periódicos, faz com que o conteúdo se dissemine com maior rapidez, principalmente em camadas sociais ainda não acostumadas ao livro eletrônico. Obviamente continua a regra de proteção das obras artísticas literárias e científicas, tanto do que será veiculado pelas revistas quanto a própria criação.

O fato é que a disponibilidade de revistas e periódicos em e-readers no avião me parece grande passo para a disseminação do meio de leitura em camadas ainda não atingidas pelo novo hábito.

Gustavo Martins de Almeida é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento. Seu e-mail é gmapublish@gmail.com.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
O direito de autor de obra literária de conservá-la inédita é absoluto? Esse direito passa para seus herdeiros com a sua morte?
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida aborda o projeto de lei que visa regular o uso da inteligência artificial e discute a polêmica por trás da pergunta
Lei de Acesso à Informação ainda não foi estudada sob o novo ângulo dos usos da inteligência artificial, de recriação e abertura de arquivos, comportando enorme potencial de debate e repercussão no segmento de informação
Em novo artigo, Gustavo Martins fala sobre o potencial das interações culturais com mobiliário urbano e como isso poderia ser melhor aproveitado no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Não posso acreditar que a vida seja diferente dos romances.
Erico Verissimo
Escritor brasileiro (1905-1975)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar