Publicidade
Publicidade
Novos hábitos, novas questões
PublishNews, 16/11/2011
Novos hábitos, novas questões

O último artigo, sobre o mundo das nuvens, mostrou que a relação dos consumidores com os livros eletrônicos será a de locatários, permissionários, usuários distantes, perdendo o consumidor o caráter de proprietário do exemplar com autógrafo e rabiscos, o contato físico com o objeto, a possibilidade de sentir o cheiro do livro, amassar, dobrar, rabiscar etc.

Talvez seja mesmo uma nova característica, assim como a transferência de dinheiro on line (tão oportuna em período de greve bancária) em que não vemos as cédulas, nem assinamos o cheque, bastando tocar numa tela de vidro.

Mas faltou só um detalhe para fechar o círculo. Para termos o livro mais disponível e acessível, teremos que fazer uma cópia, um back up da obra no nosso computador, na nossa base de dados? Há alguma restrição legal?

Outro aspecto. O livro eletrônico é apenas uma forma diferente de transmissão de conteúdo, e não um software, certo? Essa questão tem gerado enormes discussões, com reflexos principalmente em aspectos tributários.

Não tenho dúvida de que o livro eletrônico constitui apenas nova forma de transmissão de conteúdo. Mas será que o armazenamento de uma cópia no computador equivaleria a ter uma cópia xerox do livro físico, para o caso de extravio?

E aí começa nova polêmica. Na era da reprodutibilidade, em que eu copio o conteúdo de seu site, mas você não deixa de possuir a informação nele contida; em que o “compartilhamento” é a palavra das redes sociais; como ficaria o empréstimo de livros eletrônicos nas bibliotecas?

Hoje uma biblioteca adquire 10 livros de determinado autor, ele recebe os direitos pela venda de 10 exemplares e 10 usuários poderão pegar o livro por empréstimo na biblioteca.

Com um livro eletrônico, no entanto, quantas pessoas poderão, simultaneamente, pegar emprestada aquela obra, que foi adquirida (um único exemplar) pela biblioteca. O autor então ganhará menos enquanto mais leitores terão acesso ao livro? Ou será cobrado por cada empréstimo valor mínimo, de modo a que o autor da obra ganhe no volume e no tempo?

Como disse, a nova relação consumidor/obra/editora vai exigindo novos modelos jurídicos de comercialização da obra, de modo a manter-se um equilíbrio mínimo entre os protagonistas desse eixo.

O desafio é encontrar, com rapidez, essas fórmulas, pois os sinais de Frankfurt mostram que o livro digital não pede licença, o futuro chegou.

Aliás, como serão, doravante, as noites de autógrafos de livros ... eletrônicos?

Gustavo Martins de Almeida é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento. Seu e-mail é gmapublish@gmail.com.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
O direito de autor de obra literária de conservá-la inédita é absoluto? Esse direito passa para seus herdeiros com a sua morte?
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida aborda o projeto de lei que visa regular o uso da inteligência artificial e discute a polêmica por trás da pergunta
Lei de Acesso à Informação ainda não foi estudada sob o novo ângulo dos usos da inteligência artificial, de recriação e abertura de arquivos, comportando enorme potencial de debate e repercussão no segmento de informação
Em novo artigo, Gustavo Martins fala sobre o potencial das interações culturais com mobiliário urbano e como isso poderia ser melhor aproveitado no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Eu odeio quando nas escolas os professores perguntam o que o autor quis dizer. O que interessa é o que o leitor entendeu ou o que o leitor sentiu. Não quero ser entendida. Quero ser sentida.
Marina Colasanti
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar