Prêmio Catavento - Livreiro e Livraria do Ano prorroga inscrições até 21 de abril
PublishNews, Redação, 17/04/2024
Categoria do Prêmio PN realizada em parceria com a Catavento Distribuidora pretende reconhecer projetos e profissionais que trouxeram boas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços

O Prêmio Catavento – Livreiro e Livraria do Ano teve o prazo de inscrições estendido até o dia 21 de abril (domingo). Realizado em parceria com a Catavento Distribuidora, o prêmio pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias.

A ideia central do Prêmio Catavento – que conta com a parceria da Bookinfo, Konekta e Literárius – é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano.

Como se inscrever?

Para a categoria Livraria Destaque é preciso que a livraria tenha mais de um ano de existência. Na inscrição, também é necessário enviar um breve argumento explicando o que torna a livraria diferente das outras e apresentar qualquer projeto inovador ou de incentivo à leitura que a loja tenha colocado em prática nos últimos meses. Para se inscrever é necessário preencher este formulário.

São levados em conta pontos como presença nas redes sociais, bibliodiversidade da livraria (quantidade de Skus, metragem, quantidade de editoras), além de outros critérios de gestão.

A livraria vencedora ganhará uma cota de R$ 5 mil em livros bonificados de diversas editoras.

A categoria Livreiro do Ano tem o objetivo de dar protagonismo a esse profissional que movimenta a cadeia do livro na ponta. Os inscritos devem ter mais de um ano de experiência como livreiro e, no ato da inscrição, indicar contatos de referência, cases e histórico profissional, além de canais profissionais sobre o livro, caso possua.

A inscrição deve ser feita por meio deste formulário e pode ser feita por terceiros.

Os finalistas de ambas as categorias serão divulgados no dia 24 de abril e até o dia 29 de abril eles deverão conseguir votos para garantir a vitória. O vencedor ganhará um curso da Casa Educação e brindes das editoras.

Na primeira edição do Prêmio Catavento, os vencedores foram a Vanguarda Livraria (Livraria Destaque) e Heider de Assis, da LDM Livraria (Livreiro do Ano).

Apoiadores:

A Literárius desenvolve sistemas operacionais completos para otimizar a gestão de livrarias e editoras.

A Bookinfo é responsável por apurar e compartilhar os dados de venda de livros, fornecendo relatórios de vendas para todo o mercado, além de alimentar as principais listas de mais vendidos do mercado: Veja e PublishNews.

Já a Konekta é uma startup que desenvolve e-commerce e outras soluções de vendas de livros online para livrarias, editoras e autores.

Mais do que uma distribuidora, a Catavento é uma plataforma de soluções para o mercado editorial, que une diversos agentes desse ecossistema em busca de soluções para o livro chegar a cada vez mais leitores.

Vote:

Livraria Destaque – clique aqui (até 21 de abril)
Livreiro do Ano – clique aqui (até 21 de abril)
Profissional de Marketing e Vendas – clique aqui (até 26 de abril)
Prêmio Inovação – clique aqui (até 26 de abril)

A cerimônia de premiação do 8º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – será realizada no dia 8 de maio de 2024, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A entrada é gratuita e o evento é sujeito à lotação do espaço.

O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.

[17/04/2024 10:00:00]