Festa Literária Internacional da Praia do Forte chega à sua 5ª edição
PublishNews, Redação, 17/04/2024
Com tema que reverencia as águas, a FLIPF​ acontece entre 16 a 19 de maio

Foto Acervo FLIPF © Waldyr Lantier
Foto Acervo FLIPF © Waldyr Lantier
A Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF) chega à sua 5ª edição contribuindo para fortalecer o cenário literário na Bahia. De 16 a 19 de maio, a vila situada no distrito de Mata de São João (BA), recebe esse evento que já está inserido no calendário local. Serão quatro dias de uma imersão sob o tema Dentro do mar tem rio - narrativas e memórias percorridas pelas águas. A 5ª FLIPF vai para os principais espaços da Praia do Forte e convida o público a desbravar autores e obras, livros e histórias, inspiradas nas águas que banham o nosso imaginário. Das fronteiras percorridas e contornadas pelas águas, flui um universo de palavras umidificadas pela sensibilidade dos autores, da Bahia, do Brasil e de outros continentes, que serão convidados a embarcar na programação da Festa.

Para reger a programação, e considerando o sucesso da edição passada, quatro profissionais de importante atuação no mercado literário dividem novamente a curadoria dos espaços. São eles: Edma de Góis, Anderson Shon, Emília Nuñez e Bárbara Falcon.

O Canto da Palavra, que acontece no Espaço Baleia Jubarte, será orquestrado pela jornalista Edma de Góis. Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado em Literatura e Cultura e em Estudo de Linguagens, Edma foi consultora em ações governamentais relacionadas a livros e leitura como o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do Ministério da Educação (MEC), o Programa de Bolsas de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura (MinC), além de compor a comissão técnica de avaliação da Lei Paulo Gustavo - Bahia em 2023. No Canto da Palavra acontecem as Mesas Literárias, com convidados nacionais, internacionais e baianos, que ministram palestras, debates e bate papos, sob o olhar atento da curadora.

Anderson Shon, nome frequente em festas literárias da Bahia, será o curador do espaço Multiverso FLIPF. Escritor, poeta, educador, quadrinista e super-herói nas horas vagas, Shon é autor de diversos livros. Sua escrita passeia pela coluna Todo Mundo Odeia o Shon, no Jovem Nerd, pelo Site Mundo Negro, pelo conto O Dia do Yuri, adaptado para o audiovisual pela CloudFilmes, por saraus, eventos e qualquer outro local onde a literatura possa exercer a sua liberdade. O espaço Multiverso FLIPF fica localizado no meio da vila e tem programação dedicada aos jovens, com a realização de palestras e oficinas, e temas voltados para a juventude, a exemplo de quadrinhos e cosplay. Anderson Shon, com sua expertise, está à vontade nesse universo, onde passeia com conhecimento e diversidade.

A antropóloga, escritora e curadora artística Bárbara Falcon assume mais uma vez a curadoria do espaço Rede Livros, localizado no Clube dos Pescadores. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, especialista em Produção Cultural, Bárbara foi Diretora do Livro e Leitura (SECULT BA), Coordenadora Executiva do Comitê PROLER de Salvador, curadora em eventos literários, além de integrar a comissão do Programa Fazcultura e comissões de editais em todo Brasil. Atualmente, faz parte do quadro de pareceristas do Ministério da Cultura. No espaço Rede Livros, dedicado à produção literária baiana, serão realizados encontros de autores, feira de livros, trocas de experiências, dentre outras atividades.

No espaço dedicado às crianças - Ninho FLIPF, localizado no Projeto Tamar, a baiana Emília Nuñez, escritora de literatura para infâncias, recebeu o Prêmio Jabuti 2023 na categoria livro infantil, o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura Puc Rio, o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e o Prêmio FNLIJ 2023 na categoria Livro-Imagem. No espaço Ninho FLIPF, Nuñez aposta na ludicidade, para atrair leitores mirins através da imaginação e da fantasia, com a contação de histórias e performances diversas.

Serviço:

  • 5ª FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte
  • Data: de 16 a 19 de maio (quinta a domingo)
  • Programação gratuita e espalhada pela vila de pescadores
  • Site: https://www.flipf.com.br/
[17/04/2024 11:00:00]