Ação + Inclusão, ASAP Educa e IA generativa na prática são os finalistas da categoria Inovação do Ano no Prêmio PublishNews 2024
PublishNews, Redação, 16/04/2024
Parceria do PublishNews com o Skeelo, categoria reconhece iniciativas inovadoras no mercado editorial brasileiro; público pode votar no seu projeto favorito até 26 de abril

O Prêmio Skeelo – Inovação do Ano tem os projetos Ação + Inclusão, ASAP Educa e IA generativa na prática como os finalistas da sua 2ª edição. A categoria recebeu 20 inscrições, o PublishNews selecionou dez semifinalistas e coube à Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL) escolher, por meio de votação entre seus integrantes, os três projetos finalistas.

A partir de agora, a votação é aberta ao público. Os leitores podem acessar os projetos e/ou ler as descrições abaixo e votar no seu favorito por meio deste formulário até 26 de abril. O projeto mais votado será o vencedor e será anunciado na cerimônia do Prêmio PN, no dia 8 de maio, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.

Criada em 2023, a categoria do Prêmio PublishNews reconhece iniciativas inovadoras do mercado editorial, sejam de indivíduos, sejam de empresas ou organizações, em atividade há pelo menos três meses da data de inscrição.

O projeto Ação + Inclusão, criado pela Mostarda Editora, transcreve e adapta obras para que sejam acessíveis a pessoas cegas ou com baixa visão. O ASAP Educa é um projeto da Editora do Brasil e tem como objetivo redefinir a preparação das aulas dos professores. E o projeto IA generativa na prática, idealizado pelo núcleo CoLAB de Inovação, das editoras Santillana e Moderna, consiste em um ciclo de formação e imersão em inteligência artificial para o mercado editorial. Conheça mais sobre os projetos abaixo.

A categoria Inovação do Ano teve como semifinalistas as seguintes ações, além das três já mencionadas: Democratizando a Leitura, Design como estratégia para reposicionamento dos clássicos, Exploda seu Kindle (#explodaseukindle), Livraria Gráfica, O mercado das palavras, Prima Vox e Toma Aí um Poema.

“Foi uma grata surpresa poder receber e avaliar os projetos deste ano. São iniciativas bem diversas, com impacto real no dia a dia dos negócios e que vão além da percepção de inovação como algo puramente digital ou ligado ao senso comum de tecnologia", comenta André Palme, CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo. “Nosso objetivo como patrocinadores do prêmio é o fomento à inovação em todas as áreas do mercado editorial”, completa.

Veja os finalistas da categoria Inovação do Ano no Prêmio PublishNews 2024:

Os textos abaixo foram retirados dos projetos apresentados pelos participantes.

Ação + Inclusão

Criado pela Mostarda Editora, o projeto Ação + Inclusão surgiu da necessidade de garantir às pessoas com deficiência o direito do acesso à leitura por meio da oferta de livros em braille. Começam, então, a transcrição das primeiras obras e a adaptação dos livros para que se tornassem acessíveis. Com o objetivo de proporcionar uma boa experiência de leitura para as pessoas cegas ou com baixa visão, o projeto adotou, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, o formato tinta-braille para produção das obras. Tal formato compreende o texto do livro tradicional em fonte ampliada e em braille, as ilustrações do livro tradicional, a descrição das imagens e o relevo para contorno das imagens.

A partir da experiência com os livros em braille, o Ação + Inclusão desenhou um formato chamado Um livro para todos, que substitui a necessidade de haver um livro tradicional e um livro acessível, uma vez que ele já nasce acessível em tinta-braille. Ou seja, a obra é pensada, desde o início, para proporcionar a mesma experiência de leitura tanto para pessoas com deficiência quanto para videntes.

Projeto aqui

ASAP Educa

O projeto ASAP Educa, da Editora do Brasil, surge como uma solução inovadora que redefine a preparação das aulas dos professores, tornando-as mais dinâmicas, envolventes e adaptadas às necessidades individuais dos alunos.

Por meio da inteligência artificial, o ASAP mergulha nos materiais didáticos, extrai informações cruciais e as transforma em conteúdo personalizado. Isso vai além da simples criação de atividades, incluindo provas personalizáveis, sequências didáticas dinâmicas, atividades interativas e resumos informativos, tudo de forma automatizada.

O diferencial do ASAP da Brasil está na entrega desse conteúdo diretamente no WhatsApp, possibilitando uma interação direta entre professores e tecnologia. Com apenas alguns toques na tela do celular, as aulas podem ser adaptadas às necessidades específicas de cada aluno, de maneira rápida e intuitiva. Além disso, o WhatsApp se torna um espaço de colaboração, onde os professores podem compartilhar estratégias, trocar ideias e enriquecer mutuamente suas práticas de ensino.

Projeto aqui

IA generativa na prática

Após o lançamento do ChatGPT em fins de 2022, a IA generativa ganhou manchetes no mundo todo. No centro da polêmica, o futuro das indústrias criativas: será que o trabalho de conteúdo vai passar a ser feito primordialmente por máquinas? Ou há um espaço de colaboração com essas ferramentas?

Como resposta a esse cenário, o núcleo CoLAB de Inovação concebeu o projeto IA Generativa na Prática — um ciclo de formação que resultou na mobilização e engajamento de mais de 220 profissionais de Santillana e Moderna em 2023.

O projeto já contou com 8 turmas de até 30 pessoas ao longo dos meses de junho a dezembro de 2023; impactou 221 pessoas de áreas como texto, arte, gestão, produção, multimídia, tecnologia, jurídico e marketing; e implementou 45 atividades feitas com IA durante ou após os treinamentos.

Além disso, o projeto conta com etapas de estudos e experimentações; eventos de impulso e imersões práticas.

Projeto aqui

Cerimônia 8º Prêmio PublishNews

A cerimônia de premiação do 8º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – será realizada no dia 8 de maio de 2024, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A entrada é gratuita e o evento é sujeito à lotação do espaço.

O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.

[16/04/2024 11:30:00]