Ilustradora Mar Hernández 'Malota' assina a imagem da Liber 2024
PublishNews, Talita Facchini, 16/04/2024
Malota venceu o Concurso de Ilustração Liber 2024 com um desenho colorido e animado que será a imagem gráfica da Feira Internacional do Livro deste ano, que ocorre de 1º a 3 de outubro, em Barcelona

A ilustradora valenciana Mar Hernández, conhecida como Malota, venceu o Concurso de Ilustração Liber 2024 com um desenho colorido e animado que será a imagem gráfica da Feira Internacional do Livro deste ano, que decorrerá de 1º a 3 de outubro, em Barcelona.

Malota (Jaén, 1980) é uma das artistas mais reconhecidas internacionalmente na área da ilustração. Ela publicou em mídias como The New York Times, Wired Mag Japan, The New Yorker e Variety e trabalhou para diversas editoras, instituições e marcas de consumo ao longo de sua carreira, que começou há mais de 20 anos.

A ilustração de Malota para a Liber 2024 se destaca pelo dinamismo, uso da cor (principalmente o vermelho, usado no corporativo da feira) e a linguagem geométrica fiel ao seu estilo. Na imagem, um personagem segura uma variedade de livros que simbolizam o caráter internacional e plural do livro. No topo da ilustração, um livro aberto mostra duas pessoas apertando as mãos para sinalizar a esfera profissional da feira. A imagem também procura transmitir “o poder da indústria editorial espanhola que impulsiona o negócio da leitura e a difusão da cultura”, afirma Malota.

O júri escolheu o trabalho de Malota entre as três propostas que concorreram na última fase do concurso, onde também foram finalistas as ilustradoras Ana Pez e Joan Negres Color. Estes três criadores foram contratados para criar o design da imagem gráfica do Liber 2024 depois de terem passado a fase inicial do concurso, para o qual foram apresentadas 238 candidaturas.

Reconhecida internacionalmente como uma das principais feiras de exportação, exposição e promoção da publicação em língua espanhola, a Liber reunirá este ano mais de 350 editoras e empresas que apresentarão suas coleções bibliográficas e novas publicações, bem como produtos e serviços relacionados com a comercialização e distribuição de livros.

Além disso, a feira inclui um extenso programa de conferências profissionais para debater e refletir sobre a situação atual do setor ligado à cadeia de valor do livro.

Tags: Liber
[16/04/2024 10:00:00]