Quarta turma do curso de Gestão de Livrarias inicia em 30 de abril
PublishNews, Redação, 11/04/2024
Mais de 300 profissionais já passaram pelo curso desenvolvido pela Casa Educação em parceria com a Catavento Distribuidora; prazo para a inscrição com valor subsidiado encerra no dia 19 de abril

Oferecido pela Casa Educação e desenvolvido em parceria com a Catavento Distribuidora, o curso de Gestão de Livrarias inicia sua quarta turma no dia 30 de abril.

Em quatro meses, os alunos vão aprender sobre Planejamento Estratégico, Gestão de Estoque e Curadoria, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Inovação. Esses conteúdos são ministrados por profissionais atuantes no mercado do livro e que trazem casos reais de livrarias que tiveram sucesso em diversas áreas, além de consultorias coletivas em cada módulo. Interessados podem se inscrever clicando aqui.

Fazem parte do corpo docente nomes como Alexandre Martins Fontes (editora e livraria Martins Fontes), Cláudia Machado (distribuidora Catavento), Cristiane Martins (MVB), Eduardo Cunha (BookInfo), Gerson Ramos (editora Planeta), Juliana Ferreira (Panini), Marcus Teles (Rede Leitura), Maria Borin, Martha Ribas (Janela Livraria), Orlando Prado, Ricardo Costa (MVB), Wendel Isler (distribuidora Catavento), entre outros.

Mais de 300 profissionais já passaram pelo curso: gerentes, vendedores e empreendedores em busca de orientação sobre como abrir e gerir seu próprio negócio. E de fato, diversas livrarias foram abertas por empreendedores que passaram pelo curso como a Livraria Ponta de Lança, Eiffel e Aigo Livros em São Paulo; Livraria da Praça, em Minas Gerais; Livraria Travessia, no Pará; e a Porto Café e Livraria, na Bahia.

Paulo Escariz, dono da rede de livrarias Escariz, no Nordeste, participou da terceira edição do curso e comentou como foi sua experiência: “Ouvir pessoas do mercado passando sua experiência e ter a oportunidade de trocar ideias com livreiros de diversos pontos do Brasil foi muito legal. Ouvir pessoas que ainda não haviam montado sua livraria e tinham um sonho de trilhar por esse caminho, dá um conforto muito grande”

Assim como Paulo, outros empresários já tinham suas lojas em funcionamento, mas viram no curso uma possibilidade de melhorar a gestão do negócio, como Sandra, da Sandriana Livros: “O curso é muito prático. Os assuntos abordados fazem parte da realidade diária do livreiro, diferente de outros que apresentam situações distantes do que vivemos. Falamos de atendimento, estoque, controle financeiro, financiamento, publicidade, concorrência, planejamento... E no final da temporada saímos com um grupo de livreiros do Brasil todo, que se ajuda, se ouve e com uma bagagem de conhecimento muito rica”.

O preço do curso é R$ 890, e para fomentar a profissionalização do mercado e incentivar as livrarias, alguns agentes do mercado se juntaram para subsidiar o curso e tornar o valor mais acessível (R$ 300 por livraria). São eles: ANL, BookInfo, Catavento, Citadel, Ediouro, Editora 34, Editora Vozes, Global, Intrínseca, Metabooks, Ministérios Pão Diário, Planeta, Sextante e WMF Martins Fontes.

A edição deste ano inicia no dia 30 de abril, mas o prazo para a inscrição com valor subsidiado encerra no dia 19 de abril.

[11/04/2024 09:00:00]