Publicidade
Publicidade
Ideias para combater a censura
PublishNews, Henrique Rodrigues, 10/04/2024
Em sua coluna, Henrique Rodrigues apresenta sugestões de ações práticas contra o cerceamento à literatura

Há uns bons anos, quando estudei Letras, havia uma nova disciplina chamada Leitor em Formação. O conteúdo era, basicamente, entender não só a função do texto, mas a dos leitores, de modo a se abrirem possibilidades de entendimento básico sobre poemas, contos, crônicas e outras categorias. Foi a primeira vez que entendi o conceito de mediação de leitura, que hoje se faz cada vez mais necessária diante dos sérios problemas que estamos enfrentando na área.

Em 1975, quando nasci, foi lançado o livro de contos Feliz ano novo, de Rubem Fonseca. O livro foi censurado em 1976. Segundo o ministro da Justiça, Armando Falcão, a obra atentava contra “a moral e os bons costumes”. Terminado o regime militar, o termo passou a ser usado de forma irônica, atrelado a algo antigo e ultrapassado. Mal sabíamos que, em plena democracia, a proibição de diferentes literaturas iria voltar, com força e de todos os lados.

No próximo sábado, dia 13 de abril, vou me reunir com os escritores Airton Souza e Jeferson Tenório na Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58), em São Paulo, para debatermos o assunto. Como tem sido bastante divulgado, ambos tiveram obras atacadas recentemente pelo seu conteúdo, com argumentações de que a obra é inadequada para jovens. No caso do romance O avesso da pele (Companhia das Letras), que a meu ver deveria ser leitura básica no Ensino Médio junto com Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus e Sobrevivendo no inferno (Companhia das Letras), dos Racionais MCs, trechos foram retirados do seu contexto, como falas de personagens. Sobre o ótimo Outono de carne estranha (Record), de Airton Souza, que venceu outros 750 romances inscritos no Prêmio Sesc de Literatura, a leitura de um trecho incomodou as altas chefias da instituição na Flip de 2023. Uma vez que estive envolvido nesse caso, sendo demitido porque me recusei a ter censurado o escritor, não vou entrar em detalhes, alguns dos quais também foram bem cobertos pela mídia e podem ser acompanhados aqui mesmo. Resumo da ópera: tentaram boicotar o autor podando o seu circuito, a Record desistiu da parceria e, na “nova” versão, os livros vencedores sairão por uma editora que nem literatura publica, acabando com o conceito do projeto e a credibilidade conquistada em duas décadas.

Mas o interessante é que, em ambos os casos, tem-se a mesma desculpa da proteção das criancinhas, assim como o prefeito Marcelo Crivella tentou censurar uma história em quadrinhos na Bienal do Livro do Rio de 2019 (sobre isso escrevi aqui). Nenhum censor quer parecer censor, e sim um protetor da família.

A censura a livros é, hoje, um dos grandes problemas culturais no Brasil e no mundo. Não estamos tratando de casos isolados, apenas os que acabam saindo na imprensa, que já são frequentes. Dada a natureza da fruição da leitura, que é diferente de um espetáculo de música ou de teatro, a proibição a livros vem ocorrendo de forma silenciosa em escolas, instituições culturais e até dentro das casas, sem que tenhamos uma dimensão real do seu volume. Por exemplo, a distribuição de O avesso da pele pelo PNLD não garante que, de fato, a obra será lida com a devida mediação nas centenas de escolas que receberam o livro. O que mais tenho visto nos últimos anos são pilhas de livros “encostadas” porque alguém não gostou da obra. Uma vez que a compra foi feita e paga, parece não haver problema algum.

Biblioteca Popular do Coque Recife (PE) | © Divulgação
Biblioteca Popular do Coque Recife (PE) | © Divulgação
Precisamos entender esse movimento na sua complexidade, a fim de estabelecermos estratégias de combate efetivo. A censura é a filha da ignorância com a hierarquia, de maneira que, se não pudemos resolver o segundo item, vamos ao primeiro.

É certo que faltou, tanto à diretora da escola e aos políticos que proibiram o livro de Tenório, quanto aos dirigentes do Sesc que tentaram boicotar o de Airton, um entendimento sobre o que seja literatura contemporânea e como ela se manifesta hoje. Precisamos aceitar que uma literatura densa e mais questionadora já não faz parte do cotidiano de pessoas de fora da bolha, e que, por isso, podem encarar com todo tipo de preconceito essa manifestação artística. Bons livros são escritos com pesquisa, técnica, intuição e, sobretudo, a necessidade de comunicar algo sobre o nosso mundo por meio de manifestações simbólicas da palavra. Isso pode ser óbvio para nós, mas me parece que circulam muitas ideias distorcidas sobre o que é literatura.

Para essa compreensão, e pensando em termos de escala, uma saída seria a criação de um amplo programa de mediação literária atrelado às compras de livros para as redes escolares. Ainda que a escolha das obras seja feita pelas unidades de ensino, os materiais enviados (vídeos, resumos etc.) não parecem ser suficientes para uma boa preparação da leitura. Os professores, que são os grandes mediadores no processo, precisam passar, eles mesmos, por atividades de mediação, realizadas por círculos ou oficinas de leitura das obras que serão trabalhadas.

O investimento em mediadores culturais, já comprovados como elementos-chave na ampliação do processo de leitura, é a etapa que falta no bem-sucedido modelo de distribuição de livros no Brasil.

Além dessa metodologia de base que, se feita em escala, pode melhorar muito os nossos parcos níveis de leitura, funcionando como um feijão com arroz formativo, outra ponta a ser pensada são os grandes eventos literários que contam com verba pública, especialmente via leis de renúncia fiscal. Tenho participado como autor (e ajudado na elaboração) de diversos festivais nos últimos anos. Uma das grandes frustrações dos escritores participantes das programações é ver centenas de crianças com vale-livros trocando-os por best-sellers internacionais ou livrinhos chineses mixurucas. Não raro, seus livros sequer estão em algum estande. E parece estar tudo bem.

Os melhores eventos literários que tenho visto são aqueles em que as obras dos autores participantes são lidas previamente, seja na comunidade escolar ou em clubes de leitura locais. Com organização e curadoria competentes, é possível fazer a aquisição de livros, sua distribuição e as respectivas atividades de mediação cultural, de modo que a festa literária funcione como culminância – e, realmente, uma celebração da leitura.

Há uma série de metodologias que funcionam e podem ser implementadas em cada comunidade leitora. Talvez precisemos escapar das armadilhas fáceis e transformar a indignação em ações práticas. Não basta sermos contra a censura nas redes sociais se, no mundo real, apenas nos contentamos. Há pouco nos lembramos dos 60 anos do Golpe Militar no Brasil, que instituiu o cerceamento de livros, e só por meio da educação para a leitura vamos devolver essa prática aos porões da história, onde deve permanecer.

Henrique Rodrigues nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1975. É curador de programações literárias e consultor para projetos e programas de formação de leitores. Formou-se em Letras pela Uerj, cursou especialização em Jornalismo Cultural pela Uerj, mestrado e doutorado em Letras pela PUC-Rio. Já foi atendente de lanchonete, balconista de videolocadora, professor, superintendente pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do RJ, coordenador pedagógico do programa Oi Kabum! e gestor de projetos literários no Sesc Nacional. É autor de 24 livros, entre poesia, infantis, juvenis. www.henriquerodrigues.net

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Henrique Rodrigues comenta a recorrente perseguição à literatura contemporânea
Em nova coluna, Henrique Rodrigues comenta as temáticas literárias das escolas de samba do Carnaval carioca
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre o papel das premiações na trajetória de autores
Em sua coluna, Henrique Rodrigues faz duas críticas sobre pontos recorrentes à Bienal do Livro e defende a implementação de atividades de leitura no cotidiano
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre como os eventos literários podem criar desdobramentos locais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele.
Carlos Ruiz Zafón
Escritor catalão (1964-2020)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar