Diadorim Editora lança coleções de poesias e de prosa latino-americana escrita por mulheres
PublishNews, Redação, 27/03/2024
Editora lança livros da coleção Neblina, de poesia, e anuncia a coleção Fúrias, focada em autoras

Autoras Naty Menstrual, Rita Indiana e Martha Luisa Hernández Cadenas © Divulgação
Autoras Naty Menstrual, Rita Indiana e Martha Luisa Hernández Cadenas © Divulgação

A editora Diadorim anuncia o lançamento de duas novas coleções em seu catálogo: Fúrias, especializado em autoras latina-americanas; e Neblina, uma coleção de poesia. A editora apresenta três autoras para o mercado literário brasileiro na coleção Fúrias a argentina Naty Menstrual com o livro de contos Chuva dourada sobre mim (tradução de Amara Moira); a dominicana Rita Indiana com o romance Papi (tradução de Julia Dantas); e a cubana Martha Luisa Hernández Cadenas, com o polêmico A puta e o furão, traduzido por María Elena Morán, que também é uma das editoras da Diadorim.

Já a coleção Neblina terá seu primeiro lançamento em abril. O livro O pássaro e a faca será lançado em Porto Alegre no dia 06 de abril, às 16h, na Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111– Porto Alegre / RS). Haverá um debate com Daniele Kipper e Juliana Maffeis, com mediação de Vitória Greff.

As coleções

A literatura latino-americana, tradicionalmente, oferece uma perspectiva do mundo que, apoiada na força da nossa história, acaba por mover os sentimentos de um espaço a outro, numa tendência de compreensão crítica do nosso estar-na-vida, fruto de uma perspectiva europeizada, mas partindo de um outro lugar, de um espaço que procura conhecer as origens da nossa terra. No recorte específico proposto pela curadoria da Diadorim, o termo 'Fúrias' dá uma ideia do que a casa propõe: não apenas a força, construtiva ou destrutiva, de uma celebração, mas a capacidade de auto-analisar enquanto conviventes de um espaço do planeta onde as desigualdades se sentam na mesma mesa, do mesmo modo que o bem e o mal.

Já a Coleção Neblina, espaço para poesia no catálogo da editora Diadorim, foi criada porque os editores acreditam na possibilidade de uma educação da sensibilidade, partindo da premissa de que a sensibilidade é um dos caminhos para que se possa conviver melhor no espaço de um dia-a-dia.

O livro O pássaro e a faca conta a trajetória, poema a poema, de uma menina de nove anos até a vida adulta, externando os desdobramentos de um episódio grave, seus desdobramentos ao longo dos anos, mostrando suas experiências e seus devaneios. Os temas envolvem o luto, a morte, as paixões e as relações familiares. Daniele Kipper foi a ganhadora do primeiro lugar da primeira edição do concurso Falem Versos, da PUCRS, e também teve poemas e contos nas antologias 6 e 7 de escrita criativa da mesma instituição.

Além disso, um de seus contos faz parte do livro Doce fim (organizado por Marcelo Frizon) e alguns de seus poemas estão no livro Revolução falada, organizado por Christiane Dias. Valendo-se de uma estrutura narrativa, Daniele Kipper dá ao seu eu-lírico vozes de uma personagem que acompanhamos desde um episódio traumático, na infância, até a entrada na fase adulta. Este seu novo trabalho difere dos anteriores na crueza e sinceridade. Nele há uma brutalidade sutil sobre acontecimentos caóticos.

[27/03/2024 11:00:00]