Publicidade
Publicidade
Kinoruss lança manifesto das vanguardas soviéticas
PublishNews, Redação*, 20/03/2024
Versão fac-similar do livro 'Construtivismo', do russo Aleksei Gan chega ao Brasil em edição inédita, acompanhada de notas biográficas sobre o autor e o contexto das vanguardas soviéticas nos anos 1920

Trazer livros com estudos e textos insurgentes das notáveis vanguardas russo soviéticas é uma ação que tem integrado fortemente a curadoria do catálogo da Kinoruss Edições e Cultura. Quem observar a produção da editora não terá dificuldade para notar que os conteúdos dos livros se interconectam, como se fossem planetas de uma mesma galáxia.

Para singularizar essa plêiade, em 2020, a editora criou o selo Vkhutemas, nome do conjunto de Faculdades sediadas em Moscou em 1920, notabilizadas pelos avançados projetos pedagógicos no campo da arte, do design e da arquitetura e por seus mestres, que hoje são referências mundiais, a exemplo de Tátlin, Maliévitch e Popova. Construtivismo é o terceiro livro que traz essa marca. O primeiro foi Vkhutemas: desenho de uma revolução, de autoria de Celso Lima e Neide Jallageas, publicado em 2020. O segundo é assinado por Maria Cau Levy e se chama Objeto-Aula: exercícios de desenho a partir dos Vkhutemas, impresso no final de 2023.

Construtivismo

Construtivismo foi originalmente escrito há cem anos por Aleksei Gan, um dos mais radicais expoentes fundadores do Construtivismo russo/soviético e grande entusiasta da Revolução de Outubro. O texto completo nos chega traduzido diretamente do russo por Priscila Marques que acresceu notas fundamentais para melhor compreensão dessa obra centenária. O volume da Kinoruss traz ainda notas biográficas de Aleksei Gan, assinadas por Celso Lima, e um ensaio contextual escrito por Neide Jallageas.

Para formular os enunciados teóricos do Construtivismo, Gan convoca Marx e Engels, além de Bukhárin, Bogdánov e Feuerbach, dentre outros. O autor busca demonstrar que o Construtivismo não equivalia a mais um "movimento", como tantos outros que proliferavam pela Europa naquele período, mas consistia em uma proposta de ação revolucionária, fundada em proposições eminentemente comunistas. Nessa mesma linha, articula, sem que assim o denomine, o conceito de antiarte como força de combate à estética burguesa, em um contexto no qual ainda se aspirava, a plenos pulmões, a realização dos anseios da Revolução de Outubro.

Outro ponto alto do livro é o projeto gráfico que teve também que ser "traduzido". Isso porque Gan foi um dos mais radicais designers a proporem alterações no desenho gráfico das publicações deste período, rapidamente imitado por outros designers do período, como se nota em várias revistas soviéticas, a exemplo da LEF (Frente Esquerda das Artes) e também da famosa Bauhaus. Para enfrentar este grande desafio de "traduzir" o design original adequando-o ao texto em português, o designer brasileiro Paulo Angerami elaborou um extenso estudo do design criado por Gan. A complexidade de tal tarefa fica evidente ao folhear o livro.

Publicar esta versão fac-similar acrescida de textos complementares é mais uma contribuição da editora para o estudo e a pesquisa da chamada "arte de vanguarda" de matriz russo-soviética, pois permite acessar o posicionamento estético-político radical no início da União Soviética ao qual a vida de Aleksei Gan se funde. Tanto o conteúdo quanto a cadência, por vezes fulminante, do manifesto vanguardista demonstram o quanto os acontecimentos do início do Século XX na Rússia foram definidores tanto dos anseios libertários que impulsionaram a Revolução de Outubro, quanto da crescente burocratização e repressão que se seguiu ao longo dos anos 1920 e culminou no famoso Decreto de 23 de abril de 1932. Historicamente sabe-se que a partir de então estava decretado também o fim das iniciativas criativas das vanguardas: suas produções foram trancadas nos porões, os projetos encerrados em obscuras gavetas, quando não destruídos. Ao mesmo tempo foram selados os destinos mais nefastos dos vanguardistas, a exemplo de Gan, preso e morto na Sibéria.

CONSTRUTIVISMO

(Kinoruss, 224 pp, R$ 98,00)

Editora: Kinoruss Edições e Cultura | Selo Vkhutemas

Autor: Aleksei Gan

Tradução: Priscila Marques

Notas sobre Aleksei Gan: Celso Lima

Notas sobre o Construtivismo: Neide Jallageas

Número de páginas: 224

Edição: 1a.

Ano: 2023

ISBN: 978-85-69360-07-0

Formato: 20 x 15.5 cm

No site da Kinoruss: https://www.kinoruss.com.br/li...

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Percebi que há certas realidades que só a ficção suporta.
Eliane Brum
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar