Gabriel García Márquez e Jeferson Tenório na Lista de Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/03/2024
Livro póstumo do autor colombiano estreia na relação, e 'O avesso da pele' volta à Lista após tentativas de censura

Novidades da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews
Novidades da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews
Em agosto nos vemos (Record), de Gabriel García Márquez, e O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório, lideram a categoria Ficção da Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (15). O livro do Prêmio Nobel colombiano faz sua estreia na relação (no quarto lugar geral), e o romance do escritor brasileiro, que sofreu diversos ataques e tentativas de censura nas últimas semanas, volta à Lista, em quinto lugar geral.

A Lista dos Mais Vendidos do PublishNews contabiliza vendas em redes de livrarias (como a Leitura, Curitiba, Vila e Travessa), bem como em lojas independentes, como a Travessia (PA), Jaqueira (PE), Janela (RJ) e da Tarde (SP), entre outras. No total, são 39 empresas que contribuem com os números. A relação desta semana diz respeito ao período entre 4 e 10 de março de 2024.

Ainda na categoria Ficção, o Grupo Editorial Record é responsável por 10 dos 20 títulos contabilizados, e cinco deles são do selo Galera Record.

Em agosto nos vemos é o primeiro livro póstumo de García Márquez e teve reações mistas entre a crítica literária. A edição da Record, com tradução de Eric Nepomuceno, vem em capa dura, com 132 páginas.

Diz a sinopse da editora: "Todo mês de agosto, Ana Magdalena Bach pega uma barca para uma ilha caribenha a fim de colocar um ramo de gladíolos no túmulo de sua mãe. Todos os anos, ela se hospeda em um hotel e, antes de dormir, desce para comer algo no bar. Para não ter erro, ela pede sempre o mesmo sanduíche de presunto e queijo e depois sobe para seus aposentos. Até que, certa vez, um homem a convida para uma bebida. E, depois do primeiro gole de seu gim com gelo e soda, sentindo-se atrevida, alegre, capaz de tudo — inclusive de se despir de suas amarras conjugais, esquecendo momentaneamente marido e filhos —, ela cede aos avanços do desconhecido e o leva para seu quarto. Essa noite específica faz com que Ana Magdalena — e sua vida — mude para sempre. E, depois dessa experiência, ela passa a ansiar por cada mês de agosto, quando não apenas visita o túmulo de sua mãe como também tem a chance de escolher um amante diferente todos os anos".

O avesso da pele, romance de Jeferson Tenório lançado em 2020 e vencedor do Prêmio Jabuti, voltou às manchetes após diversos estados no Brasil mandarem recolher o livro das escolas. O livro foi selecionado pelo PNLD Literário em 2021. O livro é "um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira".

Em 2022, o autor conversou com o Podcast do PublishNews sobre o livro:

Na parte de cima da Lista, a novidade é o livro Negócio 360º (Gente Autoridade), de Fernanda Tochetto e Isaac Bertuol, na categoria Negócios. Os autores reúnem na obra alguns dos maiores nomes da atualidade em desenvolvimento pessoal e profissional para que respondam a uma pergunta fundamental: o que é possível fazer para destravar, sair do rascunho e construir uma vida plena de realizações em todas as áreas da vida? A categoria também viu a estreia de Seja um fabricante de oportunidades (Gente Autoridade), de Claudio Santos.

Entre as editoras, quem lidera o ranking com mais títulos espalhados entre as categorias é o Grupo Editorial Record (13), seguido por Sextante (12), Companhia das Letras (9), Planeta (9), Citadel Grupo Editorial (7) e Gente (7).

Veja todas as novidades da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews:

Autoajuda

  • A vida é curta demais pra viver o mínimo das coisas (Planeta), de Iandê Albuquerque

Ficção

  • Em agosto nos vemos (Record), de Gabriel García Márquez, com tradução de Eric Nepomuceno
  • One Piece Vol. 100 (Panini), de Eiichiro Oda
  • Os devoradores de livros (Alta Novel), de Sunyi Dean, com tradução de Vinicius Rocha

Infantojuvenil

  • Mergulho na escuridão (Intrínseca), de Scott Cawthon e Elley Cooper, com tradução de Jana Bianchi

Não ficção

  • As quatro estações da alma (Papirus 7 Mares), de Mario Sergio Cortella e Rossandro Klinjey
  • São Paulo nas alturas (Companhia das Letras), de Raul Juste Lores

Negócios

  • Negócio 360º (Gente Autoridade), de Fernanda Tochetto e Isaac Bertuol
  • Seja um fabricante de oportunidades (Gente Autoridade), de Claudio Santos
[15/03/2024 09:02:31]