A mulher na literatura e no mercado editorial
PublishNews, Sevani Matos*, 08/03/2024
Competência, dedicação e perspectiva femininas influenciam diretamente na nossa missão de promover a literatura e a leitura

Sevani Matos, presidente da CBL | © Divulgação CBL
Sevani Matos, presidente da CBL | © Divulgação CBL
No Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas e refletimos sobre os desafios que ainda enfrentamos em busca de igualdade de gênero. No universo literário e editorial brasileiro, as mulheres têm desempenhado um papel fundamental. A literatura brasileira tem sido enriquecida pela voz e pela perspectiva das mulheres. Nossas autoras têm contribuído imensamente para o nosso patrimônio cultural, oferecendo visões de mundo fortemente influenciadas por suas experiências como mulheres.

Mas, para além de nossas renomadas escritoras e, claro, de nossas leitoras, nos últimos anos, o mercado editorial brasileiro tem sido influenciado por mulheres que desempenham o papel de líderes, a moldar o futuro da indústria.

Na Câmara Brasileira do Livro, temos orgulho de dizer que nossa equipe é majoritariamente feminina. Tenho grande orgulho de, após mais de 20 anos de carreira nas áreas administrativa e comercial, ter agora a oportunidade de presidir a Câmara no biênio 2023-2025, contribuindo para consolidar as conquistas das mulheres em nosso segmento e dando continuidade ao trabalho de outras que vieram antes, como Karine Pansa, que comandou a CBL na gestão de 2011 a 2015, sucedendo a Rosely Boschini, que esteve à frente da Câmara no período de 2007-2011. Atualmente, Karine Pansa é presidente da International Publishers Association (IPA), entidade fundada em 1986, que defende a bandeira da liberdade de publicação e de expressão e realiza ações de promoção da alfabetização e da leitura, mantendo relações consultivas com as Nações Unidas.

Isso não é apenas um reflexo de uma estatística, mas uma celebração de competência, dedicação e perspectiva feminina que influenciam diretamente na nossa missão de promover a literatura e a leitura.

No mercado editorial, a representação feminina vai além dos números. Mulheres em posições de liderança têm a capacidade de influenciar decisões editoriais, promover diversidade nas publicações e incentivar a igualdade no local de trabalho. A presença feminina em cargos de gestão na indústria é fundamental para assegurar que diversas vozes sejam ouvidas e valorizadas.

Na indústria editorial, não apenas fomentamos a equidade de gênero com a crescente liderança feminina, mas também inspiramos a próxima geração de mulheres a buscar seus próprios caminhos de sucesso, seja na escrita, na edição e na publicação das obras, como em qualquer campo que escolherem. É fundamental reconhecer e celebrar o impacto positivo que as mulheres têm no enriquecimento da nossa cultura e na formação de um mercado editorial mais inclusivo e diversificado.

No Dia Internacional da Mulher, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero no mercado editorial. A Câmara Brasileira do Livro reconhece e valoriza essa importância em todos os níveis da indústria e se compromete a continuar apoiando e celebrando suas conquistas.


*Sevani Matos é Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

[08/03/2024 11:50:00]