Sesc RJ recebe turnê de lançamento do livro 'Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista'
PublishNews, Redação, 07/03/2024
Quarto romance da escritora Paula Fábrio foi lançado em 2022, em live na internet, pela editora Reformatório

Detalhe da capa do livro 'Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista' © Reformatório
Detalhe da capa do livro 'Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista' © Reformatório
O Sesc RJ vai promover o lançamento do livro Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista (Reformatório), da escritora Paula Fábrio, em unidades no estado do Rio. O livro é o quarto romance da autora, lançado ainda durante a pandemia, em 2022. A proposta é apresentar a obra presencialmente para o público carioca e fluminense, durante uma temporada de ações culturais na Rede Sesc no Rio de Janeiro, que se inicia no dia 20 de março.

O livro foi contemplado com o edital PROAC EXPRESSO LAB e foi resenhado em diversos veículos de imprensa, como Valor Econômico, Jornal Rascunho e Le Monde Diplomatique. A obra também figurou nas listas de melhores livros do ano no Suplemento Pernambuco e na Revista 451. Em Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista, a partir de um roubo de bicicletas num edifício de classe média na capital paulista, a história entrelaça personagens diversos, como entregadores de aplicativo, pastores evangélicos, empresários do coco e camelôs, numa trama que revela aspectos sórdidos e ao mesmo tempo cômicos da sociedade brasileira dos últimos anos.

O projeto de lançamento, selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, prevê quatro apresentações, de uma hora cada, concentradas numa mesma semana. Os debates serão realizados com importantes nomes da literatura brasileira contemporânea e incluem a discussão sobre a trama do livro. Outros temas, como o processo criativo da autora e a repercussão da obra, também serão contemplados. Para uma das apresentações, está prevista a leitura dramatizada de alguns trechos do livro pela atriz e também escritora Susana Fuentes. Em todas as apresentações, o público poderá participar com perguntas.

Confira as unidades participantes:

Centro Cultural Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Rio de Janeiro / RJ)

  • 20 de março | Leitura dramatizada da atriz Susana Fuentes | 19h.

Sesc Madureira (Rua Ewbank da Câmara, 90 – Rio de Janeiro / RJ)

  • 21 de março | Debate entre a autora e o escritor Alex Andrade | 17h

Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – Rio de Janeiro / RJ)

  • 22 de março | Debate entre a autora e a escritora Claudia Lage | 19h

Sesc Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Nova Friburgo / RJ)

  • 23 de março | Debate entre a autora e o escritor Mike Sullivan | 15h

Ao final das apresentações, Paula Fábrio autografará os exemplares.Paula é paulistana, doutora em Letras pela USP e autora dos livros Desnorteio, Um dia toparei comigo (Foz), No corredor dos cobogós (SM Paradidático). Conquistou os prêmios São Paulo de Literatura e Orígenes Lessa (FNLIJ).

[07/03/2024 09:00:00]