Publicidade
Publicidade
O Jogo da Divulgação: quando começa?
PublishNews, Vanessa Passos, 27/02/2024
Seja numa estratégia digital, seja no famoso 'boca a boca', só é possível saber que um livro é bom se as pessoas souberem que ele existe

Posicionamento, antecipação; estratégias de marketing para escritores passam por esses aspectos | © Freepik
Posicionamento, antecipação; estratégias de marketing para escritores passam por esses aspectos | © Freepik
É possível começar uma escada pelo último degrau? Eu e você sabemos que não. Então, por que a maioria dos escritores espera ser lida e vender livros sem subir degrau por degrau na escada do jogo da divulgação? Simplesmente por que o livro é bom? Mas o leitor vai saber se um livro é bom se não lê-lo?

Seja numa estratégia digital, seja no famoso “boca a boca”, só é possível saber que um livro é bom – e aqui não estou falando de “alta ou baixa literatura”, porque acredito que há espaço para a diversidade no mercado editorial – se as pessoas souberem que ele existe.

E então, como fazer essa divulgação para tornar um livro conhecido? Retomo minha coluna no PublishNews em 2024 com uma série de textos sobre O Jogo da Divulgação. Todo jogo precisa ter um start, um início. Neste caso, ele começa pelo posicionamento.

Na era digital em que vivemos, esse posicionamento precisa ser online. E mesmo que haja ações offline, elas precisam ser divulgadas na internet, para impactar um maior número de pessoas.

O uso das redes sociais, portanto, é uma das primeiras ações de posicionamento. Hoje em dia, o Instagram é o novo portfófio, o novo curriculum vitae dos escritores. Além disso, o TikTok tem crescido consideravelmente como a maior influência na indicação de livros para os leitores. Falo por experiência própria. Rodrigo de Lorenzi, conhecido como o moço dos vinhos, um dos maiores Booktokers de literatura, fez um vídeo sobre A filha primitiva, meu romance vencedor do Prêmio Kindle de Literatura, e o livro entrou no ranking da Amazon e permaneceu por semanas (tendo mais de 169 mil visualizações e mais de 3 mil compartilhamentos).

Uma dúvida comum é: como se posicionar mesmo antes de o livro estar publicado? Grande parte dos escritores ainda não publicados se sentem limitados por não ter um livro para publicar, mas o que precisam saber é que o jogo da divulgação começa antes mesmo da publicação, porque antecipação é uma das estratégias mais poderosas de marketing.

Uma estratégia que tem crescido entre os escritores para divulgação de textos, e não necessariamente do livro publicado, é a newsletter. Muitos escritores tem sua newsletter, espaço em que são compartilhado textos, processo criativo, indicações de leitura e lançamentos. Aline Valek, Fabiane Guimarães e Raphael Montes estão entre os escritores que usam essa estratégia.

No jogo da divulgação não vale o 8 nem 80. O 8 é aquele escritor completamente fora das redes sociais e que demoniza o marketing. Já o escritor 80 é aquele que, a cada 10 palavras que usa, 11 é “compre meu livro”. Antes de vender é preciso gerar desejo e relacionamento com sua audiência.

Quer aprofundar este conhecimento? Acompanhe os próximos textos da coluna e a continuação dessa série. E ainda, aproveite a oportunidade de aprendizado e se inscreva no evento O jogo da divulgação.

Serviço:

O jogo da divulgação

Tema: estratégias para sair do anonimato, alcançar leitores e vender seu livro
Evento: inédito, on-line e gratuito
Data: 11 e 12 de março
Horário: às 20h
Local: no YouTube
Inscrição: https://vanessapassosvoz.com/o...

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas compram pela emoção, e não pela razão. Então, não adianta empurrar goela abaixo para o leitor seu livro
​​Venho escutando sobre quanto o livro está caro. Mas será que isso é verdade mesmo?
Por que autoajuda vende mais no Brasil? Uma das respostas a qual cheguei é que a 'alta literatura' sempre demonizou o marketing
Precisamos de projetos, de políticas públicas, de livros acessíveis, de arte em todo lugar pra todo tipo de gente
A verdade é que eu me dei conta de que se ainda estivesse com meus livros na gaveta, sem ter publicado e colocado no mundo, eu não estaria sofrendo hate nenhum
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele.
Mario Quintana
Poeta brasileiro (1906-1994)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar