Biblioteca Nacional recebe palestra sobre Carnaval e resistência com diretor do departamento cultural da Portela
PublishNews, Redação, 02/02/2024
Rogério Rodrigues participa da série Vozes Brasilis na próxima terça-feira (6)

O diretor do Departamento Cultural da Portela, Rogério Rodrigues, é o palestrante convidado para a primeira edição de 2024 da série “Vozes Brasilis”, promovida pela Biblioteca Euclides da Cunha (BEC), biblioteca pública da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Rogério vai ministrar a palestra “Carnaval e resistência” no dia 6 de fevereiro, terça-feira, a partir das 14h, no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN (Rua México, s/nº, Cinelândia – Rio de Janeiro / RJ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 05/02 no site Event3. Os participantes inscritos receberão certificado após o evento. O evento também será transmitido ao vivo no YouTube.

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas na FEBF-UERJ, pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRJ, Rogério Rodrigues é também professor de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Júlia Kubitscheck, da rede estadual do Rio de Janeiro. É coautor do livro Histórias da Portela: 100 anos de glórias (Editora Carnavalize, 2023).

Rodrigues abordará as diferentes faces das escolas de samba enquanto núcleo comunitário e de resistência, bem como a importância da preservação e difusão da memória: “Colocar em cena o debate sobre a resistência das e nas escolas de samba, às vésperas do carnaval, não é só oportuno, mas sobretudo necessário para desconstruir clichês e padrões estigmatizantes, excludentes e engessados acerca desta manifestação civilizatória da cultura urbana do Rio de Janeiro”, afirma.

Vozes Brasilis

O programa Vozes Brasilis, da Fundação Biblioteca Nacional e da Biblioteca Euclides da Cunha, promove mensalmente palestras com a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, destinados a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.

Vozes Brasilis - “Carnaval e resistência”, com Rogério Rodrigues

Data: 06/02/2024, terça-feira.
Hora: 14h
Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº - Cinelândia.
Inscrições: https://www.even3.com.br/vozes... (até 05/02, às 23h59).

Informações: bec@bn.gov.br.

[02/02/2024 09:10:00]