Adriana Novaes e Adriano Correia conversam sobre a obra de Hannah Arendt na Livraria Megafauna
PublishNews, Redação, 1º/02/2024
Bate-papo contará com a mediação do professor Diego Ferracini marcará o lançamento da nova edição de 'Crises da república'; evento ocorre lobo mais, às

Nesta quinta-feira (1º), às 19h, a Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – São Paulo / SP) recebe o evento de lançamento do livro Crises da república, de Hannah Arendt, publicado pelo selo Crítica da Editora Planeta. O professor Diego Ferracini mediará um bate-papo entre a tradutora Adriana Novaes e o revisor técnico da nova edição da obra Adriano Correia. Considerada uma filósofa de grande evidência do século XX, Hannah Arendt se tornou tornou referência nos estudos relacionados à política e regimes totalitários, além de ter influenciado as obras de grandes nomes como Jürgen Habermas, Maurice Merleau-Ponty e Quentin Skinner.

Para Hannah Arendt, filósofa alemã de origem judaica, um dos elementos centrais da vida humana é o fato político, conceito que define a necessidade que uma sociedade institucionalizada por um poder normativo e coercitivo tem de impor regras e utilizar a força de forma disciplinadora. Este pensamento é o que norteia os três ensaios e uma entrevista concedida por Arendt reunidos na obra Crises da república, que chega às livrarias brasileiras em nova edição e revisão técnica pelo selo Crítica da Editora Planeta.

Publicado originalmente em 1972, os textos que compõem o livro Crises da república (Planeta) foram escritos entre 1968 e 1971, época que ficou marcada pelas lutas por direitos civis, pela Guerra do Vietnã e a efervescência dos movimentos estudantis. Naquele momento, os episódios abalaram as fundações das instituições norte-americanas e impactaram de maneira significativa e irreversível todo o restante do mundo. Atravessada pelos acontecimentos que marcaram o século, Hannah Arendt se debruçou para examinar detalhadamente a distorção da política pela imagem.

SERVIÇO

  • Lançamento livro Crises da república (Planeta)
  • Bate-papo sobre o livro às 19h, com a tradutora Adriana Novaes e o revisor técnico da nova edição da obra Adriano Correia
  • Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – São Paulo / SP)
[01/02/2024 09:00:00]