Novo livro de Leonardo Boff busca ensinar a pensar uma nova teologia que aborda o cuidado com o planeta
PublishNews, Redação, 31/01/2024
Evento de lançamento será nesta quarta-feira (31) e contará com um bate-papo com Fernando Altemeyer Junior e sessão de autógrafos

Nesta quarta-feira (31), Leonardo Boff participa do lançamento do livro Terra madura (Planeta), em São Paulo. O evento será na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – São Paulo / SP), terá início às 19h e será gratuito e aberto ao público. Além da sessão de autógrafo, o autor conversará com Fernando Altemeyer Junior. Na obra, Boff explora campos do agir e pensar humano para provocar reflexões que levem a um salto de consciência coletiva rumo a uma relação mais saudável com a Terra.

O professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) propõe incentivar debates que estimulem decisões, tanto pessoais quanto coletivas, que possam levar a uma nova consciência e ações que priorizem o cuidado com o planeta Terra.

Abordando três campos do agir e pensar humanos – a ética política, a ecologia integral e a vida do espírito –, o filósofo não busca apresentar um tratado, mas sim oferecer peças e sugestões que, juntas, permitem o vislumbre de um caminho que repensa a teologia da vida. A partir da elaboração de reflexões, Boff provoca leitores e leitoras a encontrarem estratégias para que o ser humano compreenda o impacto que tem em todo o ecossistema terrestre e busque maneiras de possibilitar que toda a diversidade seja acolhida e tenha as condições necessárias para que possa existir.

Escrito durante a pandemia de Covid-19, Leonardo Boff conta que as ideias e reflexões apresentadas em Terra madura nasceram a partir do sofrimento pelo qual a Terra e a humanidade estão passando. “O que realmente nos faz refletir, mais que o encantamento, como afirmavam os filósofos gregos, é o sofrimento em todos os seus modos: corporal, psíquico, espiritual. O sofrimento sempre nos lança as perguntas: Por quê? Qual o sentido? Por que eu? Por que a pessoa amada, a família, a nação, o planeta inteiro? Onde erramos? O que temos de mudar?”, escreve o teólogo na apresentação do livro.

SERVIÇO:

  • Lançamento do livro Terra madura com bate-papo entre Leonardo Boff e Fernando Altemeyer Junior
  • Dia 31 de janeiro, a partir das 19h
  • Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – São Paulo / SP)
[31/01/2024 10:00:00]