Sesc Vila Mariana recebe os escritores Cristiano Wapichana e Denizia Kawany Fulkaxó no Sempre Um Papo
PublishNews, Redação, 22/01/2024
Autores participam da primeira edição do ano, discutindo sobre literatura indígena brasileira no dia 24 de janeiro

Cristiano Wapichana © Gustavo Amorim
Cristiano Wapichana © Gustavo Amorim
Na quarta-feira (24), o Sempre Um Papo e o Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – São Paulo / SP) recebem os escritores Cristiano Wapichana e Denizia Kawany Fulkaxó com mediação de Geni Núñez, para falar sobre a história e os contextos da literatura indígena no Brasil, tendo como referências históricas publicações de livros de autoria indígena. O encontro começa às 19h30.

Os autores vão abordar também a realização de encontros e feiras literárias, fundamentais para a construção do cenário atual, marcado por uma crescente presença dessa diversa produção literária nas escolas, no mercado editorial e nas premiações literárias. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente, através do aplicativo Credencial Sesc SP, na central de relacionamento online ou nas bilheterias do SESC em todo o Estado.

O evento integra uma série de encontros promovida pelo Sesc SP e Sempre um Papo, que reúne escritores indígenas, estudiosos e artistas envolvidos com as lutas dos povos originários para conversar sobre temas que convergem para uma visão mais ampla sobre cultura, natureza, ancestralidade e sustentabilidade, entre outros assuntos.

Também participaram do projeto os ativistas e pesquisadores Txai Suruí, Timóteo Tupã Popyguá, Auritha Tabajara, os escritores Ailton Krenak e Márcia Kambeba, os antropólogos Eduardo Góes Neves e Francy Baniwa, o músico Lenine e a atriz Letícia Sabatella. Todos os eventos desta proposta do Sempre Um Papo e do Sesc Vila Mariana contam com propostas de acessibilidade, tanto presencial quanto virtualmente, e estão disponíveis integralmente nos canais do YouTube de ambas as instituições.

Cristino Wapichana é escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias. Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. É autor do livro A boca da noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, este vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra do IBBY 2018: Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017; finalista do Prêmio Jabuti 2019. Selo White Revens – Biblioteca de Munique – 2017. Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014. Livros selecionados para o clube de leitura da ONU 2021. Selo da Cátedra da Unesco – 2022.

Denizia Kawany Fulkaxó pertence ao povo Kariri-Xocó. É escritora, advogada (Tiradentes/UNIT-SE), professora do ensino fundamental I, pedagoga de anos iniciais. Pós- graduada em Desenvolvimento Infantojuvenil com Enfoque Psico-Educacional (Tiradentes/UNIT-SE), contadora de histórias, ativista em prol dos direitos indígenas no Brasil.

Geni Núñez Guarani possui doutorado pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), mestrado em Psicologia Social (UFSC) e graduação em Psicologia (UFSC), é ativista indígena Guarani. Membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Conselho Federal de Psicologia (CFP), membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI) e co-assistente na Comissão Guarani Yvyrupa. Autora dos livros Jaxy Jaterê (Harper Collins / HarperKids) e Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar (Selo Paidós Editora Planeta).

SERVIÇO

Sempre um Papo - "Literatura indígena: vozes ancestrais contemporâneas"

Com Cristino Wapichana, Denízia Cruz e mediação de Geni Nuñez

Dias: 24 de janeiro, Quarta-feira às 19h30, no Auditório

Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – São Paulo / SP)

Autoclassificação: Livre

[22/01/2024 10:00:00]