Apanhadão da semana: Portal expõe supostas práticas ilegais de vendedores e membros de editoras​ no PNLD
PublishNews, Redação, 19/01/2024
Reportagem do The Brazilian Report obteve relatórios de investigação interna do governo federal em relação ao lobby de editoras, onde constam evidências de práticas ilegais

Práticas irregulares de membros de editoras de livros didáticos foram expostas em reportagem | © Freepik
Práticas irregulares de membros de editoras de livros didáticos foram expostas em reportagem | © Freepik
O assunto da semana na cobertura do mercado editorial foi a reportagem do portal The Brazilian Report sobre práticas ilegais de vendedores e membros de editoras que competem no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A reportagem de Amanda Audi obteve relatórios de investigação interna do governo federal em relação ao lobby de editoras, onde constam evidências de práticas ilegais, como fotos de presentes a professores, vídeos de jantares pagos pelas editoras aos selecionadores, mensagens de texto e relatos de testemunhas.

Segundo a reportagem, o governo emitiu alertas para as editoras envolvidas nos casos, mas arquivou as investigações por considerar as provas insuficientes. Profissionais ouvidos pela reportagem disseram que a prática de lobby é tão conhecida e comum que eles nem sabiam que era ilegal.

Em agosto de 2023, o governo federal renovou a resolução que regulamenta as práticas de conduta dos agentes públicos e privados no âmbito do PNLD.

Em contato com o PublishNews, a Abrelivros – associação que representa as maiores editoras de livros didáticos do Brasil – afirmou que desconhece as práticas irregulares.

Veja a nota na íntegra:

"A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) e suas associadas desconhecem e repudiam práticas irregulares envolvendo a escolha de livros do Programa Nacional do Livro e Material Didático, e eventuais denúncias são apuradas por órgãos competentes. Uma das maiores iniciativas educacionais do mundo e com oito décadas de história, o PNLD é executado com toda a transparência, começando por editais públicos. A execução do PNLD também inclui uma série de normas de conduta, para todos os participantes, como os produtores de recursos educacionais e seus representantes. As editoras exigem que suas equipes atuem dentro destas regras."

Outras notícias

A coluna Painel das Letras informou sobre a reformulação da Dublinense, e Walter Porto entrevistou o editor Gustavo Faraon para falar sobre o novo ritmo de publicação em "ritmo de moda", da editora. A estratégia é que os lançamentos da Dublinense não serão mais separados mês a mês e a editora não vai mais trabalhar a divulgação individual de cada livro.

Na Ilustrada, uma reportagem sobre a vencedora do Nobel de Literatura, Annie Ernaux, que aderiu ao "Strike Germany", um boicote à cultura alemã em apoio à Palestina. O movimento é apoiado por mais de 500 artistas. A Folha também falou sobre como o TikTok está transformando jovens em leitores e autores em best-sellers. A hashtag #BookTok acumula mais de 200 bilhões de visualizações.

No Estadão, a notícia de que a escritora Rie Kudan admitiu que o ChatGPT escreveu cerca de 5% de seu livro premiado. A autora de 33 anos venceu o Prêmio Akutagawa com seu último romance, Tokyo-to Dojo-to (Torre da Compaixão de Tóquio, em tradução livre) e, durante a cerimônia, disse ter "aproveitado todo o potencial da IA para escrever o romance".

O Globo falou sobre novo livro de Daniela Arbex, Longe do Ninho (Intrínseca) sobre a tragédia do Ninho do Urubu, que será adaptado para uma série. Daniela também é autora de Todo dia a mesma noite (Intrínseca), livro que fala sobre tragédia da Boate Kiss e que foi adaptada para uma série da Netflix. O jornal também noticiou que Marina Colasanti é finalista do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil.

A CBN trouxe a história da Livraria Calil Antiquária, estabelecimento especializado em livros raros, em São Paulo. O sebo foi fundado em 1948 e tem em seu acervo um exemplar da primeira edição de Dom Casmurro. Ele fica localizado na Rua Barão de Itapetininga.

Tags: Apanhadão, PNLD
[19/01/2024 10:00:00]