Curso Formação como curadoria: Literatura para crianças está disponível em plataforma digital
PublishNews, Redação, 16/01/2024
Organizado pelas equipes do Itaú Cultural e do Itaú Social, curso é voltado para formadores e professores, além de educadores e instrutores de salas de leitura e profissionais de bibliotecas

A Escola Itaú Cultural lança nesta terça-feira (16) o curso Formação como curadoria: Literatura para crianças, que pode ser acompanhado de modo autoformativo em escola.itaucultural.org.br. As aulas, com duração total de quatro horas, são voltadas para formadores e professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de educadores e instrutores de salas de leitura, profissionais de bibliotecas, pesquisadores e interessados em geral.

Organizado pelas equipes do Itaú Cultural e do Itaú Social, o programa parte do pressuposto de que a curadoria para e com as crianças é de grande responsabilidade, uma vez que está diretamente ligada à ideia de que tipo de leitor será formado. Em especial, se o objetivo for a formação de crianças leitoras com amplo repertório estético e cultural, pensamento crítico e que construam empatia.

“A formação oferece inspiração e estratégias para educadores no processo de curadoria de obras literárias para crianças, permitindo que realizem seleções enriquecedoras e alinhadas com a necessidade e interesse das crianças”, diz Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social. “Acreditamos que essa interação favorece a experiência leitora tanto das educadoras como das crianças, além de estimular a imaginação, desenvolver habilidades cognitivas e criar uma conexão de afeto duradoura com a leitura”, completa.

Assim, oferecendo recursos como vídeos, podcast e PDFs, o objetivo de Formação como curadoria: Literatura para crianças é demonstrar a importância da curadoria e mediação do livro de literatura para crianças; oferecer repertório teórico e ferramentas práticas para isso. Por fim, abrir para discussão para as possibilidades de formar um público leitor desde a infância.

Com conteúdo teórico e prático, o conjunto da formação apresenta o que é curadoria, debate como se pode formar leitores e introduz o conceito de direito à literatura, formulado pelo crítico literário Antonio Candido. Levando sempre em conta o papel das próprias crianças na escolha do seu caminho como leitores, as aulas trazem os seguintes tópicos: Apresentação; Para começar a discussão; Qualidade literária; Quem é a criança para qual apresentamos a literatura?; O que confere qualidade às obras literárias?; Atividade prática; Quem faz a curadoria?; Encerramento.

Conteúdos relacionados

Fruto de uma parceria entre Itaú Social e TV Cultura, o programa Lugar de Livros tem como objetivo sensibilizar educadores e famílias sobre a importância da literatura na primeira infância. Com 60 episódios de cinco minutos cada, a iniciativa destaca o papel da leitura de forma simples e humanizada, por meio de experiências reais, contribuindo para a formação de novos leitores e o fortalecimento do olhar de toda a sociedade para a relevância do trabalho já realizado por projetos sociais e bibliotecas. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do Itaú Social.

Além disso, o podcast Leia com uma criança traz conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores. Os episódios são apresentados por Kiara Terra, narradora de histórias, autora e pesquisadora das infâncias. Ao todo são nove episódios, disponíveis nas principais plataformas de áudio: Spotify, Google podcasts, Apple podcasts, Deezer e Amazon Music.

O Itaú Cultural apresentou, de abril a novembro de 2023, o podcast Ficções: crianças em parceria com os selos infantis da Companhia das Letras. Ao todo foram 16 episódios com livros de literatura infantil, entre os quais estiveram títulos de autores como Mai Bigio, Nina Rizzi, Tino Freitas e Wilson Marques. Todos eles estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, além do site do Itaú Cultural.

[16/01/2024 08:00:00]