Books at Berlinale 2024: Obras selecionadas refletem as tendências do mercado livreiro
PublishNews, Redação, 12/01/2024
Nesta edição, os dez livros internacionais com potencial especial para adaptações literárias abordam questões sociais e políticas, feminismo, migração, racismo, trabalho e dramas familiares; pitching dos selecionados ocorre em 18 de fevereiro

Books at Berlinale | © Juliane Eirich
Books at Berlinale | © Juliane Eirich

O Festival Internacional de Cinema de Berlim começa no dia 15 de fevereiro, mas o Berlinale Co-Production Market, em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, já divulgou os dez selecionados pelo seu grande potencial para adaptação cinematográfica e que participarão do Books at Berlinale 2024. O pitching das obras está marcado para o próximo mês, no dia 18 de fevereiro.

A parceria do Festival com a Feira ocorre desde 2006 e todos os anos novos lançamentos internacionais e best-sellers têm sido apresentados no evento que reúne produtores de cinema com editoras e agentes literários conhecidos.

A apresentação será presidida por Syd Atlas e acontecerá na Câmara dos Representantes de Berlim, diante de 150 convidados das indústrias cinematográfica e literária.

Cerca de 100 inscrições vieram de editores e agentes de mais de 30 países este ano. Destaque para a Itália, país Convidado de Honra da Feira de Frankfurt e País em Foco do European Film Market, que submeteu um total de 30 inscrições.

Os dez livros selecionados foram submetidos por seis editoras e quatro agentes literários. Os autores – 90% dos quais são mulheres desta vez – vêm da Islândia, Índia, Reino Unido, Holanda, Paquistão, França, Alemanha e Suíça.

Os selecionados para o Books at Berlinale 2024 são:

  • The Secret of Nox: Light, Shadow - Bat Rats! (vol. 1) (Autor: Claudia Scharf, Alemanha), Carl Hanser Verlag, Alemanha
  • Me: In-Between (Autor: Julya Rabinowich, Alemanha), Carl Hanser Verlag, Alemanha
  • White Clouds (Autor: Yandé Seck, Alemanha), Copywrite Literatur- und Filmagentur, Germany
  • Cesare’s Story. Choosing Happiness with Your Eyes Closed (Autor: Valentina Mastroianni, Itália), DeAgostini Libri, Itália
  • Dissident Club (Autor: Taha Siddiqui, Ilustrador: Hubert Maury, Paquistão/França), Editions Glénat, França
  • History’s Angel (Autor: Anjum Hasan, Índia), Jacaranda Literary Agency, Singapura
  • Everything for Jo (Autor: Simone Meier, Suíça), Kein & Aber, Suíça
  • A Poisoner’s Tale (Autor: Cathryn Kemp, Reino Unido), Penguin Random House UK, Reino Unido
  • The Áróra Investigation Series: Cold as Hell (Autor: Lilja Sigurðardóttir, Islândia), Reyjkavík Literary Agency, Islândia
  • Xerox / Hard Copy (Autor: Fien Veldman, the Holanda), Sebes & Bisseling Literary Agency, Holanda

Segundo o júri, a seleção deste ano reflete novamente as tendências do mercado livreiro. Por exemplo, Cesare's Story e Dissident Club – uma história em quadrinhos do autor paquistanês Taha Siddiqui – são duas obras autobiográficas que lançam uma luz pessoal sobre questões sociais e políticas atuais, como viver com uma deficiência, fugir de casa e a liberdade de imprensa.

Entre os autores estão vários escritores estreantes que tratam do feminismo, da migração e do racismo, ou do mundo do trabalho moderno em dramas familiares e sociais: Yandé Seck em White Clouds; Julya Rabinowich em Me: In-Between; Fien Veldman em Xerox / Hard Copy; e Simone Meier em Everything for Jo.

Destaque também para Claudia Scharf que escreveu a série de fantasia para um público mais jovem, The Secret of Nox, também um original promissor para adaptação para o cinema.

Em 2017, o Brasil foi selecionado com o livro O remanescente(Companhia das Letras), de Rafael Cardoso; e em 2022, O som do rugido da onça (Companhia das Letras), da pernambucana Micheliny Verunschk, foi um dos dez selecionados.

[12/01/2024 09:50:00]