​Professores das redes públicas e privadas já podem se cadastrar no Banco de Avaliadores do PNLD 2024
PublishNews, Redação, 11/01/2024
Segundo o MEC, estão previstos quatro editais de seleção neste ano

Professores já podem se inscrever para editais do PNLD 2024 | © Imagem de rawpixel.com no Freepik
Professores já podem se inscrever para editais do PNLD 2024 | © Imagem de rawpixel.com no Freepik
Professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica já podem se cadastrar para compor o Banco de Avaliadores do PNLD 2024. A partir de um processo seletivo, eles vão realizar a avaliação pedagógica das obras escolhidas para o Programa – segundo o MEC, estão previstos quatro editais de seleção neste ano.

O cadastramento pode ser realizado a qualquer tempo, isto é, não há prazo para encerramento. Para se inscrever, os profissionais interessados devem preencher o cadastro eletrônico, disponível clicando aqui e selecionar a opção “Cadastro no Banco de Professores”.

Segundo o MEC, as equipes são formadas com profissionais e especialistas das diferentes áreas e componentes. "Para o Ministério da Educação, é muito importante que haja diversidade de perfis dentre os profissionais cadastrados no Banco, considerando aspectos como raça, gênero, região, atuação e formação profissional e acadêmica. Dessa forma, acreditamos que o processo de avaliação pedagógica será cada vez mais eficaz em avaliar com qualidade as obras integrantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de forma a representar a pluralidade da realidade brasileira", afirma Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Para trabalhar como avaliador é preciso estar inscrito no Banco de Avaliadores do PNLD. O MEC convida perfis inscritos no Banco e os contrata por meio de Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).

A seleção de profissionais habilitados para participar da avaliação pedagógica do PNLD ocorrerá dentro do Banco de Avaliadores e envolverá professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica, com formação e experiência compatíveis para atuar nas seguintes obras didáticas, literárias, formativas e recursos digitais.

Dúvidas e/ou informações podem ser enviadas para cgmd@mec.gov.br.

Tags: PNLD
[11/01/2024 10:50:00]